Bitcoin agora será o fundamento de fundo baseado em contratos futuros da cripto e com chancela da CVM da Argentina

0
Bitcoin agora será o fundamento de fundo baseado em contratos futuros da cripto e com chancela da CVM da Argentina

Atualizado em 17/04/2023 por Ana Luiza

A Comissão Nacional de Valores (CNV) da Argentina autorizou recentemente a regulamentação do contrato futuro do índice Bitcoin Matba Rofex. A negociação e liquidação serão realizadas em pesos argentinos, sem entrega do ativo subjacente, que é o Bitcoin.

A CNV afirmou que a medida foi tomada para enfrentar os desafios regulatórios impostos pelas novas tecnologias financeiras e promover o desenvolvimento de produtos inovadores no mercado de capitais.

O índice será calculado com base nas cotações do par BTC-ARS em diferentes plataformas e exchanges, e os depósitos serão feitos em pesos argentinos por meio de transferência bancária.

No entanto, a CNV deixou claro que não tem supervisão ou controle sobre esses provedores.

Além disso, a CNV exigiu que a bolsa Matba Rofex estabeleça como condição de elegibilidade que os provedores de serviços de pagamento tenham um contrato vigente registrado no Banco Central da República Argentina para a prestação e uso de seus serviços no país.

Essa decisão da CNV tem o potencial de abrir caminho para o mercado de derivativos de criptomoedas na Argentina, uma vez que as bolsas podem oferecer produtos que não exigem a entrega do ativo subjacente.

Isso também pode ser uma boa notícia para os investidores de criptomoedas na Argentina, que agora têm mais opções para acessar esse mercado.

A regulamentação também pode trazer mais segurança e transparência ao mercado de criptomoedas na Argentina, ao exigir que os provedores de serviços de pagamento estejam registrados no Banco Central.

Saiba mais: Bitcoin acelera em sua valorização e dispara 6%, rompendo a casa dos 30 mil dólares e alcançando o maior preço desde junho do ano passado

A Comissão Nacional de Valores justificou todas as condições necessárias para que os investidores possam fazer aplicações no novo fundo indexado ao Bitcoin

A autarquia reguladora da Argentina justificou as condições estabelecidas para investidores qualificados que desejam adquirir exposição às variações de preço do Bitcoin, afirmando que isso é feito de forma segura e transparente por meio de produtos derivativos negociados em infraestruturas de mercado regulado.

A Matba Rofex SA, que fornecerá esses produtos derivativos, incorporará alertas de risco aos associados à operação.

A aprovação faz parte de uma colaboração público-privada chamada Innovation Hub, que tem como objetivo promover o intercâmbio com empresas reguladas e entidades com projetos de tecnologia de serviços e/ou produtos financeiros na área do mercado de capitais.

No Brasil, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) está aumentando a pressão em relação à negociação de tokens de valores mobiliários.

Recentemente, a autarquia multou em mais de R$ 14 milhões o Trader Group e seu administrador por práticas ilegais no mercado de valores mobiliários. Em outra situação, tokenizadoras brasileiras buscaram a CVM para tentar evitar um Stop Order após a publicação de uma circular que “freou” a tokenização.

Essa medida cautelar foi adotada para proteger os investidores, pois muitos tokens são emitidos sem a devida regulamentação e supervisão, o que pode representar riscos elevados para os investidores.

Saiba mais: Bitget traz ao mercado a pré-venda da “criptomoeda do sono”, que pode trazer rendimentos de quase 15 mil porcento

 

Não há posts para exibir

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui