Bitcoin passa a ser vendido por metade do seu valor no maior fundo de criptoativos do mundo. Mas qual a pegadinha por trás dessa jogada?

0
Bitcoin passa a ser vendido por metade do seu valor no maior fundo de criptoativos do mundo. Mas qual a pegadinha por trás dessa jogada?
Forex, stock market trading chart vector banner; business finance abstract background. Crypto Currency Bitcoin On Blue Background Digital Web Money Modern Technology Banner

Atualizado em 12/12/2022 por Ana Luiza

Os rumores de uma possível falência da Grayscale, o maior fundo de criptomoedas do mundo, estão causando preocupação entre os investidores. Com isso, o Bitcoin Trust (GBTC), o maior fundo de bitcoin do mercado, está sendo vendido por metade do preço.

Os problemas do GBTC começaram quando a Genesis, sua empresa irmã, congelou saques citando o colapso da FTX. Relatórios posteriores revelaram que a Digital Currency Group (DCG), empresa que controla a Grayscale, tinha dívidas no valor de cerca de US$ 2 bilhões – com a maioria devida à Genesis.

As preocupações com o perfil de liquidez da Grayscale pressionaram o GBTC, com investidores sendo forçados a vender suas participações antes que seja tarde demais.

Enquanto isso, a Grayscale se recusou a revelar evidências de suas reservas de criptomoedas, alimentando ainda mais rumores de que foi afetada pela falência da FTX.

Saiba mais: FTX: Sam Bankman-Fried perdeu 16 bilhões de dólares com o colapso da sua corretora de criptomoedas

Mas qual a pegadinha que há por trás desse ritmo de venda do Bitcoin dentro do fundo?

O GBTC foi criado em 2013 como um veículo de investimento para investidores institucionais. A Grayscale compra Bitcoin usando os fundos de seus investidores e os armazena em uma carteira da Coinbase.

Cada ação representa uma determinada quantidade de Bitcoin, mas isso não significa que as ações possam ser resgatadas em Bitcoin.

Isso é, em parte, o motivo de o Bitcoin estar sendo vendido na Grayscale com desconto. Como os investidores não podem resgatar suas ações em Bitcoin, eles são forçados a vender no mercado, o que contribui para o desconto.

Um problema com os bitcoins da Grayscale é que eles não podem ser vendidos por um período de 6 meses após a compra. Isso significa que, se o bitcoin tiver uma alta, os investidores não podem retirar seus lucros, o que pode ser prejudicial para pessoas e empresas que investem no fundo.

Seis meses é um período considerado longo para investidores mais conservadores, já que o valor do bitcoin pode variar para cima ou para baixo em um curto período de tempo. Isso pode fazer com que os investidores percam oportunidades de lucro ou até mesmo sofram prejuízos.

Portanto, em um ano em que o Bitcoin sofreu uma queda de 60%, os investidores querem vender seus ativos antes que a moeda caia ainda mais.

Em resumo, isso significa que se você investir agora no GBTC, só poderá vendê-lo daqui a 6 meses, e se, nesse período, o valor do bitcoin estiver caindo, é provável que você queira vender antes que a moeda caia mais, como aconteceu nos últimos 6 meses.

Outro problema é que os detentores de GBTC têm meios limitados de vender suas posições, sendo obrigados a vender suas participações de GBTC para outros investidores, já que não existem opções para resgatar os fundos em criptomoedas ou moeda fiduciária. Isso contribui para o desconto no preço das ações do GBTC.

Saiba mais: Solana: De queridinha do mercado para se tornar uma pedra no sapato depois do colapso da FTX

Não há posts para exibir

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui