Em um anúncio feito no último dia 13, Binance afirma que mais de 2 milhões de tokens BNB foram queimados. Se convertido, o valor é equivalente a 2,87 bilhões de reais.
A maior corretora de criptoativos do mercado, a Binance, anunciou no último dia 13 a 21ª queima trimestral de tokens BNB – Binance Coin. No total, de acordo com o que foi noticiado pela empresa, 2.065.152,42 BNB foram retirados de circulação. Em uma conversão atualizada, o valor corresponde a cerca de 2,87 bilhões de reais.
Essa é uma iniciativa que foi proposta pela corretora como uma forma de diminuir a oferta de BNB, o que faz com que haja, naturalmente, um aumento no seu valor.
A queima de tokens BNB pela Binance ocorre desde 2017, como parte da arquitetura do token. Desde que foi iniciada, há 21 ciclos, mais de 39 milhões de tokens BNB já foram devidamente queimados.
Essa é uma proposta muito semelhante à queima de tokens ETH, feita pela Ethereum desde que ocorreu seu lançamento no mercado.
No entanto, diferentemente da Ethereum, a Binance não emite novas moedas, o que faz com que haja maior eficiência nesse tipo de mecanismo. Dessa forma, a exchange acaba por ter maior êxito quando se trata do mecanismo de queima como forma de valorização do seu token.
Saiba mais: BudBlockz coloca mais lucro nas carteiras dos investidores que BNB Coin e Cronos juntos
BNB é um dos maiores cases de sucesso da indústria de criptoativos
O case BNB é um claro exemplo de sucesso quando se trata da criação e emissão de novos tokens. A Binance, por meio do token BNB, oferece diferentes descontos em taxas de negociação na plataforma da corretora.
Além disso, seu modelo de queima foi uma das implementações que acabou por garantir o sucesso do BNB, pois, a cada trimestre, a criptomoeda fica mais e mais escassa, não sendo novamente emitida por meio de mineração, como era, até então, o caso da Ethereum.
Não é por nada que, atualmente, o BNB é a quinta maior criptomoeda do mercado quando analisado o seu valor de mercado em si, ficando atrás, apenas, do Bitcoin, da Ethereum, da Tether e da stablecoin USDC.
No momento da redação deste texto o valor de cada BNB é 1.455,48 reais, com uma valorização de 3,50% nas últimas 24 horas – de acordo com dados do portal CoinMarketCap coletados às 19h41 do dia 16 de outubro.
Ainda que esteja distante do seu topo histórico, quando a criptomoeda chegou a ser negociada por 3.674,40 reais, em maio de 2021, a criptomoeda chegou ao mercado valendo cerca de 50 centavos, há pouco mais de cinco anos. Ao longo desse tempo, o valor do token BNB aumentou cerca de 262 mil porcento.
A 21ª queima de tokens BNB, pela Binance, foi bem sucedida
O anúncio de que uma nova queima de tokens ocorreu foi feito no último dia 13, quinta-feira.
Em seu anúncio ao mercado, a Binance apontou que mais de 2 milhões de tokens BNB foram devidamente queimados, o que equivale, conforme tratamos, de mais de 2,78 bilhões de reais convertidos.
Quando analisado o total, a corretora tem em seus planos a queima de metade de toda a sua oferta inicial de criptomoedas ao mercado.
Na prática, isso quer dizer que, enquanto as moedas como o real ou dólar perdem valor conforme se imprime mais cédulas, a Binance percorre o caminho inverso, queimando moedas ao invés de emiti-las, o que é um excelente case, portanto, quando se trata de experimentos monetários.
A Binance, desde o lançamento da sua criptomoeda BNB, firmou o compromisso de remover cerca de 100 milhões de toda a oferta do token do mercado, o que corresponde à metade de sua oferta inicial, por meio de um processo de queima de ativos.
Atualmente, grande parte do montante de ativos queimados é oriunda da própria receita da Binance, que utiliza o BNB como meio de pagamento das taxas de negociação. Ou seja, a Binance renuncia parte dos seus lucros apenas para fortalecer o token BNB.
Além disso, parte de todas as taxas de transação utilizando o token na BNB Chain também são devidamente queimadas, tal qual ocorre com a Ethereum desde a sua fundação, o que faz com que o projeto se torne ainda mais empolgante.