Atualizado em 06/09/2022 por Pedro Moraes
O filme Marte Um foi escolhido pela Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais para representar o Brasil na disputa de Melhor Filme Internacional no Oscar 2023. O filme está em cartaz nos cinemas de todo o Brasil. A informação foi publicada pelo jornal O Globo.
O longa-metragem estava inserido em uma lista de pré-selecionados para concorrer ao prêmio. Na disputava estavam outras produções como A Viagem de Pedro (Laís Bodanzky), Pacificado (Paxton Winters), A Mãe (Cristiano Burlan), Carvão (Carolina Markowicz) e Paloma (Marcelo Gomes).
Dirigido e escrito por Gabriel Martins, de No Coração do Mundo, Marte Um conta a história dos Martins. A família negra de classe média baixa vivem momentos de dramas divergentes. O jovem Deivinho, vivido por Cícero Lucas tem a ambição de se tornar astrônomo para ajudar a colonizar Marte no futuro.
Mas, para agradar o pai Wellington, interpretado por Carlos Francisco, ele tenta uma carreira como jogador de futebol. Por outro lado, a mãe Tércia (Rejane Faria) passa a se questionar se teria recebido uma maldição. Já a filha mais velha, Eunice, vivida por Camilla Damião, tem a missão de sair de casa.