Atualizado em 06/12/2022 por Ana Luiza
O processo de staking da Chainlink será iniciado na rede Ethereum ainda no dia 6 de dezembro, próxima terça-feira. Mas será que vale a pena? Para investigarmos todos os detalhes dessa oferta, fique de olho em todos os planos da Chainlink para seus investidores e veja se fazer o staking da nova criptomoeda realmente é uma boa opção para a sua carteira de investimentos.
Período de investimento da Chainlink
Atualmente, o que se sabe sobre o período de trancamento – tempo mínimo em que as criptomoedas compradas ficam travadas na plataforma de negociação – é sempre o motivo mais decisivo para o investidor decidir sobre qual serviço de staking é o melhor para o seu perfil.
Dessa forma, como esse é o dado mais importante para que seja aliviada a pressão de venda para o mercado e a forma mais interessante que as plataformas encontraram para dar uma garantia de estabilidade para o funcionamento de uma rede.
Por exemplo, a Ethereum, recentemente, enfrentou uma grande movimentação em seus fundos depois que seus desenvolvedores atrasaram o desbloqueio dos fundos de usuários que estavam fazendo staking.
Com isso, foi praticamente eliminado da Ethereum o fator de capacidade de retiradas de fundos de contratos ativos, que atualmente têm um período praticamente desconhecido para o investidor que contrata esse tipo de investimento, sempre focando na maior rentabilidade que for possível.
A Chainlink determinou, diante desse cenário de incerteza e inconstância que o bloqueio dos ativos é de 12 ou de 24 meses. Esse período foi determinado em razão de um ciclo de desenvolvimento sustentável e conservador.
No entanto, logo depois dos membros da comunidade se manifestarem, bem como os nodes – operadores da rede – a Chainlink determinou que o período seria reduzido, sendo de 9 a 12 meses.
Para os investidores essa mudança é bastante positiva, mas não podemos dizer o mesmo em relação à proteção dos fundos dos investidores.
Saiba mais: Dogecoin dispara com planos do novo Twitter, divulgados por Elon Musk
Preço da Chainlink pode ainda surpreender seus investidores
O valor da Chainlink pode surpreender o mercado e, com isso, registrar uma nova onda de alta ainda em dezembro, isso porque os investidores estão de olho no sistema de staking que será lançado para o token LINK, mas ainda baseado em Ethereum.
Essa iniciativa de criação do programa de staking tem a ver com o Chainlink Economics 2.0, que é um programa que oferece a todos os detentores do token LINK a oportunidade de ganhar recompensas com as suas compras.
Esse programa está ainda focado em oferecer novas oportunidades para quem adquiriu o token LINK obter renda passiva por meio do seu investimento.
De acordo com esse sistema, todos os usuários que comprarem tokens LINK e os comprometerem em smart contracts poderão garantir o desempenho em torno dos serviços de oráculo da plataforma.