Atualizado em 25/07/2024 por Redação
A criação dos aparelhos celulares teve um efeito transformador na sociedade Com aquele objeto na mão, era possível manter contato com as pessoas de qualquer lugar em que você estivesse. Era, de fato, uma revolução.
Claro que outros dispositivos já haviam sido inventados antes, como o pager (ou bipe). Para quem não se lembra – ou nunca viu um –, este aparelho individual servia para receber mensagens curtas. E quando elas chegavam faziam um “bipe”, som que também passou a batizar o dispositivo.
Mas o surgimento do celular mudou o jogo para sempre. Agora era possível manter uma conversação, um diálogo aprofundado, a qualquer hora, mesmo que a pessoa estivesse em trânsito.
O primeiro celular foi inventado na década de 1970 pelo engenheiro Martin Cooper. Mas levou cerca de 15 anos para que ele começasse a se popularizar. E, com o passar dos anos, os aparelhos foram se modernizando, ficando menores, mais leves e ganhando novos recursos.
Mas um novo salto seria dado nos anos 2000 – e mudaria de uma vez por todas a forma como as pessoas interagem e resolvem problemas.
Smartphones entram em cena
O século 21 começou com a promessa de ser uma era futurista. Parecia que, com a virada do milênio, os carros começariam a voar e os robôs estariam à solta por aí.
Bem, isso não aconteceu exatamente dessa maneira. Mas ainda na primeira década, um lançamento causaria uma verdadeira mudança na forma de viver da sociedade.
Era o dia 9 de janeiro de 2007, quando Steve Jobs subiu no palco do Moscone Center, em São Francisco. Sua frase não poderia ter sido mais lapidar: “Hoje, a Apple vai reinventar o telefone”
Tudo bem que o produto da Apple não foi o primeiro smartphone. Alguns aparelhos anteriores já combinavam telefone, e-mails e acesso à internet. Mas o iPhone estava muitos passos à frente e mudou toda a indústria, estabelecendo novos parâmetros para o que seria um “telefone inteligente”.
Uma das inovações era o fato de que o iPhone não vinha com um teclado acoplado – ele popularizou o conceito de touchscreen, aumentando a tela e deixando a interação com o aparelho muito mais dinâmica.
Segundo a apresentação de Jobs, ele era um iPod, um telefone e um dispositivo de comunicação via Internet – tudo isso em apenas um aparelho.
Multifuncionalidades
Com a evolução dos smartphones, agora é possível fazer coisas como jogar space xy, pagar boletos, realizar compras, gravar vídeos, mandar áudios e muito mais. A verdade é que a forma como as pessoas se comunicam e realizam atividades mudou para sempre.
O que seŕa que vem pela frente no futuro próximo? A tecnologia avança cada vez mais rápido e, em breve, deveremos ver coisas que hoje são praticamente inimagináveis.