Como comprar ações de shopping

Atualizado em 31/05/2022 por Gabriele Nascimento

Segundo diversos analistas que analisaram os dados da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), os dados do setor de shoppings são bastante consolidados e sólidos no Brasil, sendo que, o Brasil conta com: mais de 600 shoppings; Quase 17 milhões de m² de Área Bruta Locável (ABL); Mais de 110 mil lojas em shoppings centers; Quase 3 mil salas de cinemas; Aproximadamente 1 milhão de empregos gerados. Vamos aprender a Como comprar ações de shopping?

Além disso, os shopping centers se posicionam como centros de compras e utilidades, mas também apresentam uma característica a mais que são locais de lazer e entretenimento, fazendo com que as suas receitas sejam ainda mais significativas.

Entretanto muitos investidores podem ficar preocupados em começar a investir nas ações de shopping centers, já que foi um dos setores mais afetados pela pandemia do Covid-19 no Brasil, já que com o isolamento social, as suas unidades precisaram se fechar para o público.

Entretanto com a retomada econômica e com a vacinação, o mercado começou a enxergar um bom potencial de crescimento para o setor, principalmente para a demanda reprimida. Porém é importante analisar como que os shoppings vão se portar perante o crescimento explosivo do e-commerce, pensando principalmente nas novas estratégias que precisaram utilizar para não perder espaço.

Dentro desse contexto, algumas ações já estão sendo feitas, como é o caso de: Lançamento de aplicativos exclusivos; Atração de lojas e marcas exclusivas; oferecer mais serviços de utilidade; Marketplaces B2B; Eventos especiais em datas comemorativas; Programas de fidelidade; aprimorar e ampliar espaços de alimentação; Ampliação de opções de lazer e entretenimento.

Como comprar ações de shopping

Como comprar ações de shopping

Muitas pessoas tem na cabeça que investir na bolsa é muito difícil ou que para fazer isso precisa desembolsar uma grande quantidade de dinheiro. Principalmente quando falamos de shopping se torna algo ainda mais complicado, já que imagina só alguém investir na bolsa e ainda se tornar sócio de um shopping?

Desse modo, existem diferentes formas para investir em shoppings centers através da bolsa de valores, sendo que duas modalidades se destacam: Ações de Gestoras de Shoppings Centers e Fundos Imobiliários.

A primeira categoria é a mais simples para aqueles que estão entrando agora no universo das ações, afinal são simplesmente ações. Dessa forma é importante mencionar que a grande maioria dos shopping centers brasileiros são geridos por empresas que apresenta expertise em justamente gerir esse tipo de empreendimento. Dessa forma, ao comprar essas ações, significa que você passará a ser sócio de alguns de seus shoppings favoritos.

Para se tornar sócio das empresas que são votadas para o gerenciamento desses empreendimentos, é preciso que o investidor escolha uma boa corretora de valores, abra a sua conta (geralmente é fácil e inteiramente online – bastando entrar no site, preencher o formulário e no prazo de 24 horas sua conta está aberta).

É importante encontrar aquelas que não apresentam taxa de abertura, manutenção de saldo ou corretagem, já que isso impacta diretamente os seus investimentos.

O que são ações de shopping

As ações de shoppings são muito buscadas no mercado, já que apresentam uma grande importância, demanda e apelo. Geralmente os resultados das empresas de shopping podem ser refletidos como bons indicativos de como está o nível de consumo da sociedade.

Outro detalhe é que essas empresas fazem parte do Índice Small Caps na B3, ou seja, empresas que apresentam menor valor de mercado, mas com um potencial enorme de crescimento.

Algumas das mais importantes ações para investir em shoppings

Como foi mencionado, para investir em ações de shopping é preciso comprar ações das empresas que fazem o gerenciamento desses empreendimentos. Dessa forma vamos conhecer algumas das mais importantes.

Ações da Aliansce Sonae (ALSO3)

Essa empresa surgiu em 2019, como resultado da fusão de duas companhias, a Aliansce Shopping Centers e a Sonae Sierra Brasil. Ela é considerada a maior administradora de shoppings em solo brasileiro, sendo que no seu portfólio é possível encontra 39 empreendimentos nas cinco regiões (27 próprios e administração de 12 propriedades de terceiros). Com tudo isso, a empresa apresenta 1440,0 mil m² de Área Bruta Locável (ABL). A grande maioria dos shoppings do portfólio, a empresa exerce tanto funções administrativas quanto de participação.

Ações da BrMalls (BRML3)

A BrMalls apresenta-se como uma das grandes potencias não são no Brasil, mas também em toda América Latina. Segundo dados da empresa ela apresenta participação em mais de 30 shopping centers e totalizando 1.274,2 mil m² de Área Bruta Locável (ABL). A empresa conta com participação nos shoppings, mas também oferece serviços de administração e comercialização na grande maioria deles.

Ações da Iguatemi (IGTI11)

A Iguatemi foi fundada em 1979 e faz parte do Grupo Jereissati. A empresa conta com uma área bruta locável (ABL) de cerca de 710.510 m², sendo que a ABL própria soma 470.663 m². Portanto a grande maioria do seu portfólio é justamente de shoppings. A companhia conta com participação parcial ou total em mais de 20 shoppings, sendo que muitos deles são bastante famosos e frequentados.

Ações da Multiplan (MULT3)

A Multiplan é uma empresa que oferece os seus serviços desde 1975, realizando um serviço de full-service, que significa que a empresa faz toda a parte de planejamento, desenvolvimento, propriedade e administração de shopping centers no Brasil. Atualmente a empresa conta com 19 shoppings com área bruta locável total de 836.382 m².

Como faço para comprar ações de shopping

Agora que você já sabe que as ações de shopping são na realidade uma parte do capital social da empresa que administra esses empreendimentos, é importante saber que para comprar as ações dessas empresas ou de qualquer outra que esteja listada na B3 é preciso abrir uma conta em uma corretora.

Antes de decidir pela primeira que aparecer na sua frente é importante mencionar que existe mais de 80 corretoras e que podem negociar na bolsa de valores. Assim é importante encontrar aquela que faça sentido para os seus objetivos, mas também ajude o investidor a alocar melhor o seu dinheiro.

Como comprar ações de shopping pela Clear

Como foi mencionado existem várias ações que podem ser compradas, sendo importante analisar o mercado para ver qual faz mais sentido para a sua estratégia. Todas as ações que foram citadas até o momento, podem ser compradas utilizando a plataforma da Clear.

1 – Registro

A Clear consegue indicar quais são as ações que apresentam grande potencial de crescimento. Sendo isso, para aqueles que querem investir utilizando a Clear podem seguir até o site da corretora e clique em “abra a sua conta”.

Ao fazer isso, o investidor será levado para uma outra página onde precisará entrar com seus dados pessoais, financeiros, além de responder um questionário, com o intuito de mostrar para a corretora qual é o seu perfil de investidor.

2 – Depósito

O segundo passo que deve ser seguido para comprar ações de shopping centers é justamente realizar um depósito em sua conta, de modo que ela passe a ter um saldo positivo, para tanto é preciso que o investidor realize uma transferência bancária para a conta da corretora. Essa transferência é feita através de um TED sendo que só será efetuada se forem das mesmas titularidades.

3 – Comprando ações de Shopping Centers

como comprar ações na clear

Com saldo em sua conta da corretora e com o acesso disponível para a utilização das ferramentas de negociação, é chegado o momento para emitir as ordens de compra e começar a negociar. Para tanto é preciso seguir os seguintes passos:

  • Dirija-se até o home broker ou o Pit de negociação (área exclusiva da Clear para os seus membros)
  • Depois disso clique em “menu”, depois em “renda variável” e por fim “swing trade”
  • Nesse momento irá surgir uma tela branca. Nessa tela clique em (+) para adicionar as ações das empresas de shopping center (ALSO3, BRML3; IGTI11; MULT3
  • Uma vez que essas ações tenham sido adicionadas, basta o investidor clicar em “ordem de compra” – indicando com o número de cotas e o preço que gostaria de negociar.
  • Em seguida basta entrar com a sua assinatura eletrônica para que a sua ordem seja emitida.
  • Assim que o investidor receber a informação que a ordem foi executada, as ações passarão a ser custódia do investidor

Comprar ações de shopping vale a pena

 

Basicamente as ações de shoppings estão sempre em alta, mas nos últimos anos com a retomada da economia, é possível notar que ela conta com uma excelente valorização. Além disso investir em ações das administradoras de shopping é uma forma de aumentar a diversificação de sua carteira.

Porém é preciso lembrar que como todo investimento em renda variável, as ações de shopping também apresentam riscos no que diz respeito a oscilações do preço das ações. Além disso outro agravante dos shoppings é que esse segmento se apresenta como mais suscetível ao aquecimento e desaquecimento dos níveis de consumo das pessoas.

Outro ponto que deve ser lembrado – e que diz bastante sobre o consumo brasileiro – é que estes empreendimentos geralmente apresentam como características ser um centro de lazer e entretenimento.