Como comprar ações estrangeiras

Atualizado em 25/05/2022 por Gabriele Nascimento

Quando uma pessoa se torna investidor uma das principais ideias que ele precisa ter é diversificar os seus investimentos. Uma vez que apostar todas as suas fichas em um único lugar faz com que toda a sua carteira fique bastante exposta. Dessa forma aumentar o leque de opções é uma das formas que o investidor tem de se proteger da volatilidade do mercado. E a melhor forma de realizar essa diversificação é optar por compor a sua carteira com ações internacionais.

O que muita gente não sabe é que além de investir diretamente em empresas estrangeiras, apresentando uma conta em corretoras internacionais, é possível também investir diretamente do Brasil de outras formas.

Entretanto é preciso ressaltar que como qualquer tipo de investimento, alocar uma parte de seu patrimônio em ações que são negociadas na Bolsa de Valores é preciso entender que existem riscos, que são bastante altos e que em alguns casos muito maiores do que aplicar em território nacional, já que as negociações são feitas com as moedas locais, de forma que o investidor precisa ter muito cuidado com a variação cambial.

Portanto para as pessoas que apresentam um perfil mais conservador, talvez investir nesse tipo de ação não seja uma boa alternativa. Por outro lado, se você apresenta um perfil mais arrojado, investir em ações estrangeiras pode valer muito a pena.

Como comprar ações estrangeiras

Como comprar ações estrangeiras

O investimento em ações estrangeiras começou a ganhar bastante espaço, principalmente após as flexibilizações feitas pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários). No que fiz respeito a essas mudanças a principal foi permitir que investidores não qualificados pudessem investir nessas ações.

O mias comum é que os investidores imaginem que esse processo é altamente burocrático, entretanto não é essa a verdade. Existem práticas bem acessíveis que podem ser bastante práticas para a grande maioria dos pequenos investidores, já que elas não apresentam a necessidade de abertura de uma conta no exterior ou de transferência internacionais. Dessa forma vamos conhecer algumas modalidades para realizar a sua compra de ações estrangeiras.

BDRs

Uma das modalidades de investimento em ações estrangeiras é através dos Brazilian Depositary Receipts – Certificado de Depósito de Valores Mobiliários. Os investidores nessa modalidade compram um título que representa várias ações internacionais. Essa opção é bastante interessante para as pessoas que querem investir no exterior, mas não sabem como ou não querem lidar com as variações cambiais.

Fundos de Investimentos

A segunda modalidade é aplicar em algum tipo de fundo de investimento, que na prática é traduzido como realizar um investimento em várias empresas ao mesmo tempo. Dessa forma é possível encontrar fundos que estejam vinculadas a empresas estrangeiras.

ETFs

Nessa modalidade o investidor aplicar no índice de um indicador. Quando pensamos em ações estrangeiras é possível adquirir um ETF que esteja atrelado a essa modalidade de investimento. Ou seja, ao invés de você aplicar em uma única empresa você aplica em como o mercado irá se comportar. É importante citar que essa modalidade de investimento não é preciso que o investidor mande dinheiro para o exterior. Isso é particularmente importante, pois, acontece uma economia com custos cambiais e fazendo com que seus resultados sejam otimizados.

COEs

Outra modalidade de investimento que envolve ações estrangeiras são os Certificados de Operações Estruturadas (COEs), aqui no Brasil apesar de ser um investimento recente, ele apresenta diversos tipos de aplicação, sendo que ele funciona com a montagem de uma estrutura de tesouraria.

Com uma composição bastante diversificada, já que engloba além de ações estrangeiras, mas investido em commodities, moedas, índices e outras formas de investimento. Devido a essas diferentes aplicações é que os COEs apresentam o diferencial de conseguirem investir em apenas ações americanas ou europeias.

Entretanto é preciso destacar que para aplicar em um COE é preciso verificar a estrutura em que ele está montado, para entender se faz parte da sua estratégia de investimento.

Corretoras estrangeiras

Por fim temos a forma de investir diretamente em ações no exterior, só que para isso é preciso abrir uma conta em uma corretora que possa realizar as movimentações em território estrangeiro. Assim, após o seu cadastro é possível enviar o dinheiro para a sua conta, porém é preciso ficar atento já que essa transação apresenta variação cambial.

Além disso, ao fazer a transferência de valores, haverá a cobrança do Imposto sobre Operações de Crédito (IOF). Com isso é importante ter em mente nas operações que são realizadas, já que essas cobranças a mais podem impactar em sua rentabilidade.

Como comprar ações estrangeiras na etoro

Uma das melhores corretoras para comprar ações estrangeiras é a eToro, a qual é mundialmente popular e que devido a sua participação no mercado internacional possibilita ao investidor comprar ações com bastante facilidade. Além disso uma outra vantagem da corretora é que ela entrega uma grande quantidade de ferramenta para os seus clientes simplificando a forma deles realizarem negócios dentro da plataforma. Portanto se você deseja comprar ações americanas pela eToro é preciso seguir os seguintes passos:

1 – Registrar-se na corretora

Antes que o interessado compre ações de empresas estrangeiras pela eToro ele precisa fazer o registro na corretora, o qual é bastante simples e pode ser feito inteiramente pela internet. Dessa forma é preciso se dirigir até o site principal da corretora e clicar no botão “adira já” e preencher o formulário e enviar os documentos requisitados.

2 – Depósito na eToro

Com o registro finalizado, o segundo passo para comprar ações estrangeiras é enviar um depósito para a sua conta na corretora, pois se o investidor não tiver saldo para realizar as negociações ele não conseguirá compras as ações. A eToro apresenta um depósito mínimo de US$ 200, sendo que para o investidor brasileiros, diversos métodos de pagamento podem ser utilizados, como é o caso de cartões de crédito/débito, transferência bancária e e-wallets – como o caso do PayPal.

3 – Comprando ações de empresas estrangeiras

Com a conta registrada e saldo na carteira, o investidor precisa se dirigir até a plataforma de negociação da corretora e realizar a compra de ações de empresas diretamente nas bolsas de valores estrangeiras que a eToro pode atuar. Este tipo de negociação pela eToro é bastante simplificada, entretanto o investidor brasileiro precisa ficar atento com a taxa de cambio e a cobrança do IOF.

Como comprar ações estrangeiras no capital.com

Outra corretora que apresenta a possibilidade de comprar ações estrangeiras é a Capital.com. No caso dessa corretora é preciso criar a sua conta na Capital.com, bem como ter um saldo em sua carteira para iniciar a compra de ações estrangeiras. Assim, vamos conhecer um passo a passo para que o investido consiga realizar as suas transações.

1 – Registro na Capital.com

Para realizar a compra de ações estrangeiras pela capital.com é preciso que o investidor se registre na plataforma. Assim além de preencher o formulário é preciso que o cliente envie um comprovante de identidade e comprovante de residência para que o processo seja efetuado.

2 – Depósito na Capital.com

Com o registro feito, para comprar ações estrangeiras pela capital.com é preciso que o investidor tenha um saldo em sua carteira da corretora. Esse processo é bastante simplificado e para conhecer os métodos o ideal e se dirigir até o site da capital.com para conhecer os métodos de depósito. O valor mínimo de depósito na corretora é de US$ 20 e com esse valor depositado já é possível iniciar as transações

3 – Comprando ações de empresas estrangeiras

Por fim é possível comprar ações de empresas estrangeiras pela Capital.com de duas formas diferentes. A primeira é diretamente nas bolsas internacionais, onde se compra os papéis e se torna sócio da companhia e a outra forma é investir em contratos de diferença (CFD), que nesse caso o investidor realiza uma alavancagem e que é considerado um investimento de curto prazo quando comparado com a primeira forma.

Como comprar ações estrangeiras na clear

Para comprar ações estrangeiras através da Clear é preciso que o investidor tenha uma conta na corretora. Vamos conhecer o passo a passo para realizar esse processo.

1 – Registro na Clear

Para se registrar na Clear é preciso que o investidor vá até o site da corretora é clique em registrar-se. Assim que esse passo é realizado, o investidor será redirecionando para um formulário online, onde precisará completa-lo com seus dados pessoais e também responder um questionário sobre o seu perfil de investidor.

2 – Depósito na Clear

Para comprar ações estrangeiras através da Clear é preciso que o investidor tenha um saldo em sua carteira da corretora. A única forma de depósito na Clear é através de TED e que seja feita pela mesma titularidade. Assim que o valor estiver disponível em sua conta é possível comprar as ações.

3 – Comprando ações de empresas estrangeiras

As ações de empresas estrangeiras pela Clear são negociadas no Home Broker da corretora e só é possível compra-las através de seus respectivos BDR. Assim para comprar essas ações o investidor precisa entrar com o ticker do BDR e a quantidade e clicar em “comprar” e esperar pela ordem ser executada.

Como comprar ações de empresas estrangeiras no Brasil

Como foi mostrado existem várias formas de comprar ações de empresas estrangeiras no Brasil, sendo que a forma mais efetiva é realmente ter uma conta em uma corretora de prestígio, como é o caso da eToro, a qual está preparada para auxiliar os investidores a fazer as
melhores negociações.

Vale a pena comprar ações de empresas estrangeiras

Investir em ações de empresas estrangeiras pode ser um dos movimentos mais interessantes que um investidor pode fazer, desde que isso esteja de acordo com o seu perfil de investidor e com as suas metas, além é claro de entender os riscos que estão atrelados a esse investimento. E mesmo sendo um investimento dos mais interessantes é preciso entender que precisa ser feito com cautela, além de considerar as oscilações cambiais.