Atualizado em 31/05/2022 por Gabriele Nascimento
Sabe o que são ações preferenciais? E como comprar ações preferenciais? Não? Então, você vai aprender sobre esse tipo de ação sempre pouco comentada.
Para aqueles investidores que estão chegando agora no universo da renda variável podem não saber, mas o mercado de ações apresenta mais de um tipo de ativo que pode ser negociado de forma diferente entre os interessados. Dentre as classificações, existem as ações preferenciais e as ordinárias, sendo que cada uma conta com características distintas e é necessário ao investidor que entenda as suas nuances para conseguirem focar no que é melhor para os seus objetivos.
De fato, as ações ordinárias são muito mais populares, porém não se pode deixar de lado as ações preferenciais. Da mesma forma que aprender as diferenças entre elas é importante, também saber quais comprar para compor a sua carteira de investimentos.
Existem empresas que só possuem ações ordinárias, enquanto que outras apenas negociam as suas preferenciais e outras ainda que vendem tanto as ordinárias quanto as preferências.
Entretanto existe uma grande controvérsia sobre qual é o melhor tipo. Normalmente aqueles investidores que estão atrás de uma maior liquidez do ativo, ou seja, aqueles que utilizam da estratégia de vender a ação de forma mais rápida e transforma-la em dinheiro optam pelas ações preferenciais, já que a sua liquidez é maior (sua compra e venda) na Bolsa de Valores.
Agora aqueles que apresentam a estratégia voltada para o recebimento de lucros (dividendos e juros sobre o capital próprio) optam por ter ações preferenciais em seu portfólio. Ou se você é um investidor que prefira manter a ação em sua carteira por um período muito maior de tempo, ou ainda influenciar nas decisões da companhia, você deve optar pelas ações ordinárias.
É importante sempre deixar claro que a escolha do ativo deve passar pelo seu perfil de investidor e por sua estratégia de investimento.
Como comprar ações preferenciais
Uma vez que tenha sido entendido que existem tipos diferentes de ação, está na hora de colocar a sua estratégia para funcionar e começar a investir nas ações preferenciais. Dessa forma existem alguns passos que precisam ser realizados.
- É preciso abrir uma conta em uma corretora de valores e em seguida transferir o dinheiro para que possa começar o processo de emissão de ordens de compra das ações.
- Definir quais são os seus objetivos, identificar o seu perfil de investidor e verificar que tipo de ações fazem sentido para a suas metas
- Acessar a plataforma escolhida
- Identificar o melhor momento de investir e analisar os gráficos da empresa escolhida
- Enviar a ordem de compra para as ações de seu interesse
- Monitorar como está a resposta da ação de sua empresa de custódia para encontrar o melhor momento para vender a ação.
O que são ações preferenciais
Antes de entender o que são as ações preferenciais é preciso entender o que são as ações. Assim ações podem ser consideradas a menor parcela do capital social de uma empresa, sendo que essa parte é negociada na bolsa de valores, ou seja, ao adquirir ações o investidor passa a ser sócio da empresa.
Entretanto quando falamos de ações, estes ativos podem ser de mais de um tipo. Sendo que dentre eles existem as ações preferenciais ou PN. Esses papéis entregam a prioridade ao acionista no momento do recebimento de dividendos ou valores no caso de liquidação da companhia.
Entender como que as ações preferencias funcionam é uma forma de verificar se elas estão de acordo com os seus objetivos. Como observado, um dos pontos principais e que justifica o seu nome é a “preferencia” na distribuição dos rendimentos e de pagamentos, quando comparados com outros acionistas.
Além disso as ações preferenciais também entregam uma porcentagem mínima de lucros a ser distribuída, de forma preferencial para os acionistas PN. A consequência disso é que se a quantidade de recursos não for o suficiente, os acionistas que detenham ações ordinárias não irão receber nesse momento.
Outro ponto da PN é que se por um acaso houver uma liquidação da empresa, devido à falência ou ao encerramento de suas atividades, todos os acionistas que detém esse tipo de ação terão preferencias no recebimento dos valores – no caso de haver algum montante que precisa ser pago. Outra coisa importante é que essas ações são exigíveis.
Portanto a companhia pode comprar os papéis de seus acionistas de volta em qualquer momento e por qualquer motivo. Entretanto, é bastante comum que essas ações não apresentem poder de voto no conselho administrativo. A exceção acontece única e exclusivamente se o estatuto da empresa prever o contrário.
As ações preferenciais pagam dividendos
Como já foi mostrado no que diz respeito à distribuição de proventos, já foi mostrado que as ações preferencias apresentam características diferentes das ordinárias, ou seja, essas ações apresentam preferencias no pagamento de dividendos, quando comparadas com as ordinárias. Em outras palavras elas não só pagam dividendos, como ainda fazem de forma prioritária.
O fato delas apresentarem preferencia no recebimento dos proventos, pode ser bastante vantajosa para aquelas pessoas que pretendem viver de renda. Na prática as ações preferenciais só não receberão dividendos se por um acaso for apurado um lucro líquido negativo.
Entretanto é preciso dizer que se uma empresa passa três anos consecutivos sem distribuir resultados na forma de proventos, as suas ações preferenciais passam a conceder o direito a voto, mesmo que não existisse essa condição prévia no estatuto.
Como faço para comprar ações preferenciais
A melhor forma de comprar ações preferenciais é pesquisar quais são as melhores empresas que são pagadoras de dividendos e encontrar quais são os códigos de negociação dessas empresas. Para isso é preciso abrir uma conta em uma corretora. Vamsos conhecer um passo a passo de uma corretora que está no mercado, buscando desmistificar que investir é complicado.
Como comprar ações preferenciais pela Warren
Uma das corretoras que vem se destacando pela sua facilidade de negociação é a Warren, sendo que ela cada dia que passa vem aumentando a sua quantidade de clientes. Se você está interessado em usar a Warren para comprar ações preferenciais, basta seguir os passos abaixo.
1 – Registro
Para começar, é preciso que o futuro investidor realize o seu registro na Warren, esse procedimento é bastante simplificado e rápido, sendo que o primeiro passo é se dirigir ao site da corretora e em seguida clicar em “ainda não sou cliente” de modo que será redirecionado para o preenchimento do formulário online – que pedirá que você entre com seus dados pessoais, financeiros, residenciais – e ainda será necessário que o investidor responda um questionário para que a corretora consiga entender qual é o seu perfil de investidor, de forma que consiga entregar os melhores produtos.
Por fim, ainda será preciso que o investidor envie para a corretora uma cópia do seu documento de identidade e do comprovante de residência.
2 – Depósito
O segundo passo para comprar ações preferenciais pela Warren é transferir uma quantidade de dinheiro – que seja o suficiente – para comprar as ações das empresas que você está interessado.
Pela Warren é possível realizar o depósito de duas formas diferentes, através de boleto bancário ou transferência bancária via TED, desde que a conta de origem e destino apresentem a mesma titularidade.
3 – Comprando ações preferenciais
Como foi mencionado a Warren se posiciona como uma corretora que está tentando mostrar que investir é bem mais simples do que as pessoas acham. Dessa forma para comprar ações preferenciais pela corretora é preciso se dirigir a sua ferramenta de negociação, o qual é similar a um home broker, porém apresentando um layout mais amigável e facilitando a navegação. Dessa forma uma vez na plataforma o investidor precisa seguir os seguintes passos:
- Clique na aba “bolsa”
- Vá até “buscar ativos” e entre com o código de negociação (ticker) da empresa interessada – nesse ponto é preciso tomar bastante cuidado, já que as ações preferenciais apresentam um ticker e as ordinárias outro.
- Clique em “comprar”
- Confirme o preço que está disposto a pagar e a quantidade de ações e clique em “comprar agora”
- Por fim sua ordem será executada e a ação ficará sob sua custódia.
Comprar ações preferenciais vale a pena
Uma vez que o investidor tenha entendido as vantagens e desvantagens de investir nas ações preferenciais, a decisão sobre fazer ou não o investimento precisa passar pelas suas metas e características como investidor.
Como as ações preferenciais apresentam preferencia no recebimento do pagamento mínimo de proventos e de forma antecipada, existe uma maior chance de construir uma renda passiva que vá atender os seus interesses.
Entretanto é preciso deixar bem claro que se acontecer alguma mudança no controle da empresa, não existe a proteção tag along para os seus investidores minoritários. Ou seja, quando falamos de uma troca desse tipo, significa que todo o seu investimento será afetado.
Portanto, as ações preferenciais, geralmente, são muito mais interessantes para pequenos investidores, devido a sua facilidade em negociar esses papéis e também pela preferencia que elas apresentam no recebimento de dividendos, no caso de lucros.