Como planejar investimentos para 2023? Um guia prático

0
Como planejar investimentos para 2023? Um guia prático
Two savings pigs and two piles of coins represent the concept of saving money for the future.

2023 pode ser um ano desafiador para investimentos, com vários desafios enfrentados tanto no cenário interno quanto internacional. No cenário interno, o país pode enfrentar problemas para manter a inflação sob controle, estimular o crescimento do PIB e gerenciar as contas públicas de forma eficiente.

No cenário internacional, os investidores estão atentos à possibilidade de uma recessão nos Estados Unidos e na Europa, o que pode acrescentar mais incertezas ao mercado. Apesar disso, o futuro é sempre incerto e há sempre oportunidades de investimento, mesmo em tempos desafiadores.

De acordo com Anderson Peres, sócio fundador da Valore Elbrus, é possível prever alguns cenários favoráveis aos investidores no Brasil em 2023, considerando o histórico do futuro presidente e as políticas e programas anunciados.

No entanto, ainda há incertezas fiscais que podem causar volatilidade no mercado e criar oportunidades de investimento em diferentes classes de ativos. Atualmente, o Brasil está em uma boa posição em comparação com o resto do mundo, com taxas de juros e inflação caindo, o que deve continuar por um tempo.

Saiba mais: OKB, BNB e APE registram alta, enquanto Bitcoin e Ethereum permanecem estáveis. Já Solana e XRP registram perdas

Investimentos para 2023 em renda fixa

De acordo com Anderson Peres, sócio fundador da Valore Elbrus, é possível que no próximo ano haja medidas fiscais expansionistas no Brasil, o que pode ajudar alguns setores, mas também pode causar pressão inflacionária e volatilidade nas taxas de juros futuros.

Além disso, o panorama fiscal pode se deteriorar, já que o teto de gasto pode ficar mais flexível para atender aos programas do governo eleito, o que pode levar a um aumento nos spreads dos títulos de renda fixa prefixados e atrelados à inflação.

Neste cenário, os títulos pós-fixados de curto prazo (1 a 3 anos) podem ser mais atraentes que os prefixados e atrelados à inflação, já que tendem a se beneficiar de uma taxa de juros mais elevada. Além disso, títulos atrelados ao IPCA com prazos de 2 a 5 anos também podem ter um bom desempenho como hedge contra um possível aumento da inflação devido à política expansionista, que ainda pode ser uma realidade.

Saiba mais: Mineradora de Bitcoin liquida suas instalações para tentar evitar a falência

Investimentos para 2023 em renda variável

De acordo com Anderson Peres, sócio fundador da Valore Elbrus, o investimento em ações pode apresentar boas oportunidades no longo prazo no Brasil, já que o mercado de ações do país está em uma situação privilegiada em comparação com o mercado internacional. No entanto, é importante avaliar o cenário externo e a possibilidade de uma recessão global, que pode ser prejudicial para a renda variável.

Em um cenário político mais estável, é possível prever quais setores devem desacelerar ou acelerar, o que pode indicar oportunidades de investimento em empresas domésticas, empresas de consumo não-cíclicos e empresas que atendem às classes mais baixas, já que há uma previsão de maior disponibilidade de renda para essa fatia da sociedade.

Não há posts para exibir

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui