Atualizado em 29/07/2022 por Gabriele Nascimento
A friendzone é um termo dado para aqueles que não conseguem avançar a linha da pegação, seja homem ou mulher, assim não acontece o esperado na azaração, as atitudes de quem está interessado o leva diretamente para o lugar mais temido principalmente pelos apaixonados.
As más línguas ainda dizem, que a friendzone nada mais é, que um lugar onde as pessoas, que não têm interesse em algo a mais, colocam quem foi rejeitado para o papel de romance e os deixa como apenas amigo ou um apoio das carências.
A população masculina é a que mais teme estar nessa situação, isso porque, significa claramente que a mulher que ele deseja não está na mesma sintonia, não compartilha do mesmo interesse afetivo, além de apenas a boa e velha amizade.
Muitas vezes por estarem com medo da rejeição de forma direta, muitos homens se acomodam na friendzone, não tomando uma atitude, permanecendo assim como apenas um amigo, com quem a mulher pode desabafar, inclusive sobre outros caras, mas não demonstram o que realmente estão sentindo.
Isso se deve pela forma como foram induzidos a acreditar desde pequeno pelos seus pais, não sendo capazes de lidar com a rejeição de uma garota, tendo em mente que irão conseguir tudo o que quiserem, basta que queiram.
Outro fato que podemos destacar sobre a friendzone, é que essa rejeição fere diretamente a masculinidade de um homem, um exemplo claro sobre esse tema é quando o cara simplesmente se sente menos macho, por não ter conquistado a atenção da garota como imaginava. Ou seja, ele é considerado um amigo, ao invés de um paquera.
Homens costumam lidar de forma muito negativa com a rejeição, então eles ficam ali, esperando que a mina perceba o que eles desejam, achando que ela tem uma bola de cristal.
E o pior não é nem essa parte, é que quando acontece de a garota dizer não, a revolta toma conta e as atitudes seguintes, quase sempre, são vergonhosas.
Quantas vezes você já ouviu falar sobre um cara que cortou totalmente as relações com a, então, melhor amiga, porque ela disse que não rolava nada a mais entre eles?
E quantas vezes você já viu uma mina chorar horrores, porque nutria muitos sentimentos por um amigo, mas ele engatou um romance com uma gata, antes mesmo dela ter tido coragem para contar que gostava dele de uma outra forma?
De modo geral, a friendzone é um lugar para onde as pessoas vão, quase sempre, por falta de atitude, por não se exporem, por estarem sempre em uma posição passiva em relação à outra parte da relação.
É claro que ninguém é obrigado a ficar com ninguém, nem mesmo aceitar algo por consideração, dó, seja lá qual for o sentimento que não seja vontades e desejos próprios.
Por isso, não existe lado certo e errado nessa história. Existe o que você quer para a sua vida e o que não quer.
Se você acabou caindo na friendzone e ao contar sobre suas intenções recebeu uma negativa. Ok, se resolveu que não quer mais ser o melhor amigo, porque não consegue ser apenas isso para alguém que você está apaixonado, tudo bem ir embora. Só que é necessário ser sincero com você e com a pessoa.
Agora, se você está na friendzone e não contou nada, não demonstra e não tem coragem de agir ao ponto de se declarar, sinto muito, mas você está à espera de um milagre que dificilmente virá.
Se você está cansado dessa situação e quer saber como sair da friendzone, cola comigo, porque eu tenho muito o que conversar com você.
Como Sair Da Friendzone Feminina
Mano, como eu estava dizendo antes, a friendzone não é um lugar que te coloca, é um lugar que você se candidata a estar.
Pode ver, muitas vezes, a gente se aproxima de uma mina, por gostar dela, por ela confiar na gente, mas então ela começa a ser muito íntima de um jeito que não seria com um cara que ela está afim.
E aí, o que a gente faz? Se engana e pensa que aquela intimidade só está acontecendo porque ela quer algo a mais, só não sabe dizer.
É nessa hora que o game começa, mas você jamais vai passar de fase como imagina.
Você será aquele cara em que ela pode confiar, uma referência da opinião masculina, para ela poder se dar bem com o cara que ela acha gato, mas ainda não conseguiu chamar a atenção.
Enquanto você está lá, pensando que uma hora ou outra ela vai te beijar.
Acorda!
A mina não está afim de você e provavelmente não percebeu que você está afim de ficar com ela.
Então, se você quer sair da friendzone com alguém específico, simplesmente, seja claro. Não tem outro jeito. Mesmo tendo vergonha, procure outros meios, por exemplo, se você não consegue falar para a mina pessoalmente, manda mensagem.
Pior que ser rejeitado é passar a vida inteira alimentando uma paixão platônica que só você enxerga.
Dessa maneira, você vai perder o seu tempo e também deixará de conhecer mulheres que realmente queiram o mesmo que você.
Lembre-se que você tem todo o direito do mundo de não querer continuar a amizade, seja para preservar seus sentimentos ou porque não vai aguentar ver a garota com outros, sem se machucar.
No entanto, você está completamente errado, se achar que ela é a diaba da história.
Não tem nada a ver uma coisa com a outra. Às vezes o não também pode ser momentâneo. Se acalme, você não precisa sair se sentindo o pior dos homens, o cara que foi usado e descartado.
Óbvio que existem sim mulheres que “aproveitam” dos sentimentos para inflar o próprio ego, como se tivessem um cachorrinho que faz tudo por ela à disposição.
Só que aí existem dois pontos. O primeiro é você se deixar nessa situação, se colocar nela, porque acredita que vai ter uma recompensa, sair com ela. O que te torna um otário. A segunda é você perceber e vazar, cortar a relação e seguir a vida. O que é o mais indicado.
As mulheres que têm esse tipo de comportamento, só fazem isso com os homens, porque eles deixam.
Apesar disso, de modo geral, não é esse o caso. E elas não são culpadas pelos seus sentimentos não demonstrados e incompatíveis com a realidade.
Uma garota simpática, legal com você, nem sempre está te dando mole. Leve isso para a vida!
Como Sair Da Friendzone Dele
Agora o jogo virou, quem está na friendzone é a gata e ela não sabe como sair disso, de jeito nenhum.
Ela já jogou charme, já deu indiretas, se afastou um pouco para ver se ele sentia falta, mas o cara não se mexia.
E aí, o que fazer para sair da friendzone dele e se tornar alguém que ele deseja?
Para começar a conversa, nós precisamos falar sobre o quanto essa situação é infinitamente mais difícil de acontecer com as mulheres, do que com os homens.
Geralmente, os homens costumam não ficar com uma gata e colocar ela na friendzone, por alguns motivos e os principais são:
- Ele está apaixonado por alguém.
- Ele não se relaciona com mulheres e ainda não te contou.
- Ele julga que ficar com você vai pegar mal com os amigos.
- Ele é tímido e não sabe como chegar.
- Ele não percebeu que você quer ficar com ele.
Exceto para o caso 1 e 2, a dica para sair da friendzone é ser direta e chamá-lo para conversar sobre o assunto.
Eu sei que a timidez pode bater níveis estratosféricos, mas não tem muito o que fazer. Talvez, apelar para uma ligação, para as redes sociais, até mesmo uma carta.
Diferente das mulheres, os caras costumam ter amigas por perto não para elevarem a autoestima deles, mas sim porque eles precisam da opinião feminina, no intuito de conhecerem mais esse universo. Aliás, muitas vezes, eles nem sabem o que se passa na cabeça de uma mulher. E é aí que você entra, no papel de amiga.
Pode ser que ele goste da sua companhia, das suas opiniões sinceras, da sua ajuda para conquistar garotas que ele se sente atraído, mas não tem habilidade para chegar lá.
Se depois de uma conversa sincera, ficou claro que ele não quer nada a mais, o jeito é fazer uma escolha, ficar ou partir.
Ele pode não ter visto você dessa forma até o momento da conversa, mas passar a ver e, posteriormente, te dizer um sim.
Então não se apavore diante de uma negativa ou abra mão de uma amizade bacana, porque não teve o amor correspondido. Se preserve e aguarde para ver o que vai dar.
A friendzone não é um lugar agradável para ninguém, mas é necessário compreender que ninguém é obrigado a te retribuir, só porque você se apaixonou.
As relações precisam partir de desejos mútuos, jamais por pressão ou outro sentimento que não seja a livre e espontânea vontade.