CVM Suspende Mais de 800 Administradores de Carteiras, Incluindo Tiago Reis

0
CVM Suspende Mais de 800 Administradores de Carteiras, Incluindo Tiago Reis

Atualizado em 27/08/2024 por Ana Luiza

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) anunciou a suspensão da autorização de 876 administradores de carteiras e 60 pessoas jurídicas, incluindo figuras proeminentes do mercado financeiro como Tiago Reis, fundador da Suno, e José Berenguer, CEO do Banco XP. A decisão foi tomada pela Superintendência de Supervisão de Investidores Institucionais (SIN) devido à falta de entrega do Formulário de Referência referente aos anos de 2022 e 2023, cujo prazo para submissão é 31 de março de cada ano.

Além de Tiago Reis, conhecido por suas críticas ao Bitcoin e outros criptoativos, e José Berenguer, a lista inclui outros nomes de destaque como Artur Wichmann, CIO da XP, e Pedro Guimarães, ex-presidente da Caixa Econômica Federal. Luiz Fernando Figueiredo, ex-diretor da Anbima e do Banco Central, e atualmente presidente do conselho da Jive Investments, também está entre os suspensos.

O órgão regulador destacou que a suspensão não impede os profissionais de continuar trabalhando em suas respectivas instituições financeiras, mas restringe sua capacidade de administrar carteiras de investimento. Para reverter a suspensão, é necessário apresentar um recurso fundamentado e comprovar o envio das obrigações periódicas em atraso.

A CVM alertou que, se a suspensão não for revertida em até 12 meses, o registro para a administração de carteiras será cancelado. Além disso, os suspensos continuam responsáveis pelo pagamento da Taxa de Fiscalização.

Não há posts para exibir

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui