A Decred é uma criptomoeda baseada em um fork de blockchain do Bitcoin. A Decred começou em 2013 em um tópico do Bitcointalk sobre a criação de uma altcoin. Um whitepaper descrevendo uma nova criptomoeda chamada Memcoin 2 foi publicado logo após a discussão.
Em 2016 o projeto foi adquirido por uma empresa chamada Company 0 e lançado ainda em 2016 com o nome de Decred. Em relação à sua tecnologia, a Decred usa um modelo híbrido dos mecanismos de consenso de prova de trabalho e prova de participação para proteger sua blockchain.
Conheça a Decred
Decred é uma criptomoeda e blockchain projetada “para desenvolver tecnologia para o benefício público, com foco principal na tecnologia de criptomoeda”. Também se destina a descentralizar sua governança, permitindo que a comunidade vote por mudanças, em vez de apenas uma equipe de desenvolvedores que decide qual direção uma criptomoeda pode tomar.
A criptomoeda estava ganhando popularidade e tração após o lançamento do Bitcoin, em 2009. A criação de moedas por meio da mineração de criptomoedas tornou-se popular entre não-desenvolvedores, empresas e investidores interessados.
Os desenvolvedores começaram, então, a perceber que a mineração estava se tornando mais centralizada e por conta disso havia uma chance de que a criptomoeda não permanecesse tão descentralizada quanto o pretendido. Como resultado, muitos estavam tentando encontrar maneiras de introduzir e popularizar a criptomoeda que contornava a centralização iminente.
Em 2013, a Memcoin foi apresentada à comunidade de criptomoedas através do fórum Bitcointalk, onde todas as criptomoedas foram anunciadas desde sempre. Em 2014, o projeto Memcoin foi adotado pela Company 0 e o desenvolvimento do Decred começou a ser levado a sério.
Em 2016, a Company 0 lançou o Decred – uma blockchain híbrida com protocolo PoW e PoS governado pela comunidade por meio de um processo de votação on-chain.
Como o Decred é diferente do Bitcoin?
Embora o Decred seja um fork do Bitcoin, ele é significativamente diferente em muitos aspectos. Algumas das principais diferenças incluem:
Envolvimento da comunidade
Os desenvolvedores por trás do Decred acreditam que a criptomoeda deve ser totalmente descentralizada para que qualquer pessoa interessada ou tenha uma participação possa influenciar como ela é desenvolvida.
Assim, os usuários são incentivados a propor mudanças e se envolver no desenvolvimento da forma que puderem contribuir.
Governança da comunidade
Para esse fim, os detentores de DCR podem apostar suas moedas para adquirir bilhetes que lhes permitam votar em alterações no blockchain, no orçamento da organização autônoma descentralizada (DAO) Decred, regras de consenso e aprovações de blocos.
Essa abordagem garante que nenhuma entidade controle a criptomoeda, a menos que esteja envolvida – isso é comumente chamado de consenso de prova de atividade.
Sistema de recompensa
Como a Decred é uma criptomoeda baseada em incentivos que usa prova para consenso, ela possui um sistema de recompensa semelhante ao Bitcoin e Ethereum.
A principal diferença para o Decred é que, por usar dois mecanismos de consenso, ele recompensa os participantes da rede de maneira diferente. Os mineradores, cujo trabalho é processar transações, recebem 60% da recompensa do bloco. As partes interessadas recebem 30% da recompensa e os 10% restantes são encaminhados para o desenvolvimento do fundo de tesouraria do projeto.