Atualizado em 12/09/2022 por Ana Luiza
O token Flow emitido pela blockchain também Flow, viu seu valor saltar nos últimos dias depois de ter recebido um pequeno gesto de apoio da gigante Meta, que curtiu uma das suas publicações.
A criptomoeda está longe de ter a fama ou mesmo de já ter alcançado a alta de outras gigantes no mercado, como Ethereum ou mesmo o Bitcoin. Ainda assim, está desbravando mares até então inexplorados pelo projeto, que alcançou a fama graças ao apoio da Meta, atual Facebook.
Não foi só o like do fundador e CEO da Meta que fez com que esse grande empurrão fosse recebido pelo projeto. A Dapper Labs, que é a empresa que está por trás do projeto Flow, vem investindo de forma pesada na atração de novos projetos da área dos criptoativos.
Em maio deste ano a Flow criou um fundo de 725 milhões de dólares apoiado por pesos pesados de venture capital, tal como a Andreessen Horowitz (a16z) e a Union Square Ventures.
Flow: o que é, de fato, o projeto? Conheça ponto a ponto o que é essa nova blockchain e ao que ela se propõe enquanto serviço
A Flow é uma blockchain que foi criada a fim de oferecer suporte para a criação de diferentes aplicações descentralizadas – os chamados dApps -, principalmente na área de games baseados em blockchain e de NFTs. O token nativo dessa blockchain é o FLOW.
Enquanto formato beta, a rede foi lançada em 2020 pela Dapper Labs, que é a companhia que está por trás de diferentes coleções de tokens não fungíveis e de sucesso, com o CryptoKitties e NBA Top Shot.
Em um realese que foi divulgado à imprensa na ocasião do seu lançamento, a empresa disse que decidiu criar a plataforma Flow para solucionar o problema de escalabilidade da rede, que é a sua capacidade de sustentar o aumento de suas transações e das blockchains já existentes no mercado.
Dessa forma, a Flow pode ser entendida como uma blockchain construída desde o seu início para suportar um ecossistema de aplicativos e games de alto desempenho, mas sem que isso comprometa, de fato, a sua descentralização.
Atualmente, nomes de peso já estão compondo o time de projetos da blockchain, como a Warner Music e, ainda, a Animoca Brands.
Vale sempre informar que as criptomoedas já mostram ao mundo o quanto a descentralização tem um efeito importante e positivo sobre a forma de consumo daquilo que é produzido e comercializado no mundo – como os jogos baseados em blockchain, por exemplo, que além de produzir cripto também retorna em criptomoeda os ganhos do jogador e o tempo investido por ele no projeto.
Assim, temos um cenário em que mais e mais projetos podem ganhar o mundo, com escalabilidade e segurança.