Atualizado em 05/12/2023 por Ana Luiza
O renomado fórum Bitcointalk, criado por Satoshi Nakamoto, anunciou uma proibição histórica nesta sexta-feira (1º), marcando o fim de anúncios de mixers em seu site a partir de 1º de janeiro de 2024. Esta decisão surge em resposta ao recente fechamento do Sinbad, um mixer acusado de facilitar a lavagem de dinheiro para o grupo Lazarus, hackers cibernéticos patrocinados pelo Estado da República Popular Democrática da Coreia (RPDC).
O Sinbad, alvo de agências internacionais, teve seu site derrubado na última quarta-feira (29). As acusações incluem ofuscação de transações ligadas a atividades malignas, como evasão de sanções, tráfico de drogas, compra de materiais de abuso sexual infantil e vendas ilícitas em mercados da darknet.
O Departamento do Tesouro dos EUA destacou que o Grupo Lazarus foi responsável por hacks notórios, incluindo os da Horizon Bridge e Axie Infinity. O Sinbad também foi identificado como parte integrante das operações do grupo.
Theymos, administrador do Bitcointalk, inicialmente fechou o tópico da Sinbad e excluiu os links do mixer, citando a legalidade ambígua desses serviços. No entanto, hoje pela manhã, anunciou a proibição completa de qualquer anúncio de mixers no fórum, citando a crescente ambiguidade desses serviços e a tendência de serem derrubados pelas autoridades quando ganham notoriedade.
“O Bitcointalk.org visa permitir tanta liberdade quanto for razoavelmente possível. Mas este não é um fórum darknet, e com os mixers parecendo ‘cada vez mais cinza’, não é mais razoavelmente possível permitir links para mixers”, afirmou Theymos.
Antes do Sinbad, o governo americano, em conjunto com autoridades de outros países, fechou o ChipMixer, também proeminente no Bitcointalk, criado por Satoshi Nakamoto. Esta medida sucede a primeira sanção em 2022, quando os EUA fecharam o mixer Blender, também associado ao Grupo Lazarus.
Criminosos e agências governamentais agora estão em um jogo de gato e rato. Enquanto hackers continuam a drenar milhões em vários ataques, governos estão intensificando esforços para fechar o cerco, impedindo que criptomoedas associadas a atividades ilícitas entrem no mercado. O mundo das criptomoedas enfrenta desafios significativos em busca de um equilíbrio entre liberdade e segurança.
Leia também:
- FTX recebe sinal verde para vender R$ 4,2 bilhões em ativos e tesouro dos EUA quer ter maior controle sobre criptomoedas
- Mineradores fazem “vaquinha” para devolver os US$ 15 milhões cobrados por erro em transação de Bitcoin
- Terra Classic sobe 300% e resurge entre as top 100
- Senado brasileiro aprova Lei para impostos sobre criptomoedas fora do Brasil