Jake Auchincloss, congressista dos Estados Unidos, rejeitou o caráter de urgência para a aprovação de uma legislação que trate de criptoativos no país, afirmando que o colapso que a FTX sofreu não é, por si só, motivo válido para convocar votação expressa.
De acordo com o congressista Jake Auchincloss, a forma de atuação da exchange FTX já era considerada criminosa há pelo menos 100 anos. Dessa forma, o congressista descola o caso da exchange de crimes relacionados às criptomoedas, afirmando que o caso está relacionado a crimes financeiros contra as boas práticas do mercado.
Embora o congressista afirme que o caso envolvendo a exchange em questão seja mais um grande ponto de exclamação na necessidade de haver uma legislação mais previsível, consistente e clara nos EUA, as ações da empresa não são um gatilho para isso, pois se trata de outra classe de crime financeiro que já é ilegal há mais de 100 anos.
Além de fazer essas afirmações bastante categóricas, o congressista também fez acusações indiretas contra investidores de risco que contribuíram com o financiamento da FTX. Conforme ele destacou, esses investidores são também responsáveis pela falência da exchange, uma vez que utilizaram seus recursos financeiros na empresa sem antes fazer diligências independentes em suas formas de fazer negócios.
Por fim, Jake Auchincloss ainda destacou que qualquer pessoa que esteja investindo dinheiro em uma empresa deveria receber seus livros contábeis e fiscais abertos em troca disso.
Saiba mais: Binance tem 2 bilhões de dólares sacados por seus usuários depois do colapso da FTX
O que a FTX fez com o mercado já é crime há pelo menos 100 anos
Jake Auchincloss e o Congresso, como um todo, reagiram de forma bastante severa ao caso FTX e à sua falência iminente, como resultado do grande lobby entre a empresa e diferentes políticos de Washington, DC.
Dessa forma, o pedido de urgência em relação à necessidade de uma legislação que trate do mercado de criptomoedas de forma mais específica se tornou uma resposta aos questionamentos que começaram a surgir em relação ao mercado de criptoativos como um todo.
Em sua fala em um evento criado e organizado pela Blockchain Association, Jake Auchincloss abriu a sua comunicação dizendo que o seu trabalho não deve ser o de um campeão ou mesmo o de um impulsionador da indústria de criptomoedas.
Jake Auchincloss é um grande nome do partido Democrata, sendo bastante moderado, no entanto, e faz parte do Comitê de Serviços Financeiros da Câmara. O setor, como um todo, é foco do trabalho do congressista, que atua em uma legislação tendo como foco as stablecoins.
Recentemente, o presidente-executivo da MicroStrategy, Michael Saylor, que é um grande entusiasta do Bitcoin, deu uma entrevista que tratava especificamente do caso da FTX. Nela, o executivo teria comparado Sam Bankman-Fried com Jordan Belfort, o conhecido Lobo de Wall Street.
Saiba mais: Solana: Serum, principal hub de liquidez da blockchain, passa por hard fork