De acordo com relatos, mais de um bilhão de dólares de fundos de clientes da FTX desapareceram da plataforma de criptomoedas.
Segundo as fontes, o fundador da FTX, Sam Bankman-Fried, transferiu de forma secreta mais de 10 bilhões de dólares de fundos de clientes da exchange para a Alameda Research, um dos braços da corretora e a sua primeira empresa voltada para o mercado de criptomoedas.
As pessoas que foram ouvidas pela Reuters também relataram que uma parte desse montante desapareceu, sendo que o total pode chegar a 1,7 bilhão de dólares.
O colapso da FTX foi bastante rápido e em apenas uma semana a empresa entrou com um pedido de recuperação judicial na última sexta-feira, dia 11.
Em um comunicado oficial, o CEO da empresa renunciou ao controle da exchange e, ainda, afirmou que permaneceria à disposição da exchange para contribuir com a transição. Agora a exchange – ou o que sobrou dela – será comandada por John J. Ray III, que foi nomeado como o novo presidente-executivo da empresa.
Saiba mais: Solana cai 45% em 24 horas com a crise envolvendo a FTX e a Alameda Research
Exchange teria sofrido um hack
Nas últimas horas uma notícia de que a FTX teria sofrido um hack também começou a circular no mercado, e que as contas da empresa teriam perdido cerca de 600 milhões de dólares.
Diferentes pessoas que mantinham seus recursos na exchange afirmaram que suas contas foram totalmente zeradas, e que estavam impossibilitadas de movimentá-las por conta do congelamento das operações da empresa.
O suposto hack começou a ser divulgado na noite no último dia 12, sábado. Em diferentes redes sociais usuários da exchange começaram a relatar que os saldos das suas contas estavam zerados. E, de acordo com dados conferidos via blockchain, é fato que os ativos foram retirados de inúmeras carteiras.
Logo após esses relatos começarem a surgir, a exchange se posicionou via sua conta oficial do Telegram afirmando que havia sofrido um hack e aproveitou para instruir seus usuários a não atualizarem seus aplicativos e, ainda, excluí-los.
Saiba mais: Ethereum e Bitcoin despencam por conta dos rumores de colapso da FTX
Executivo da FTX no Brasil abandona seu cargo
Também via Telegram, Antonio Neto, representante da exchange no Brasil afirmou, no dia 11, sexta-feira, que teria deixado o cargo na empresa juntamente com outros funcionários, mas, ainda, comunicou via aplicativo que as contas da exchange teriam sido alvo de um hack, em uma mensagem bastante parecida com aquela que a conta oficial divulgou.
De acordo com consultas na blockchain, saldos da rede em Solana, Binance Smart Chain e, ainda, em FTX US teriam sido drenadas da exchange, sendo transferidas para outras corretoras descentralizadas, como a 1inch.
Essas exchanges, no entanto, não têm um controle centralizado, sendo operadas por meio de smart contracts.
Ainda no dia 13, domingo, durante a madrugada, outras mensagens de representantes da exchange surgiram, afirmando que estavam buscando investigar o hack.