Atualizado em 03/03/2023 por Pedro Moraes
Na tentativa de passar ileso após cometer um crime de cunho ambiental, um grupo de funcionários de uma empresa do ramo têxtil foi preso pela tentativa de suborno aos policiais militares. O caso aconteceu na cidade de Abreu e Lima, no estado de Pernambuco. Um dos colaboradores chegou a oferecer cerca de R$ 10 mil a Polícia Militar (PM), enquanto outro dobrou a oferta e propôs R$ 20 mil para a equipe da Companhia do Meio Ambiente (Cipoma).
Inicialmente, a Cipoma recebeu a denúncia de despejo de resíduos no Rio Timbó sobre um caso que estava ocorrendo na noite da terça-feira (28). Para detalhar a situação, imagens divulgadas pela corporação evidenciam uma máquina no local onde estavam sendo jogados os dejetos no rio.
Quando compareceram ao local indicado, os agentes da PM encontraram um caminhão-caçamba. No momento da abordagem ao motorista, descobriram que o rio estava atuando como sede do descarte de um material “pastoso” que saía da lavagem de tecidos. Por essa razão, os policiais se deslocaram até a sede da indústria, que não teve o nome divulgado.
As ações por tentativa de suborno e por crime ambiental podem ser superiores a 12 anos de prisão. Ainda conforme a PM, três funcionários foram encaminhados à delegacia de Paulista, no Grande Recife, onde ocorreu a autuação por corrupção ativa e descarte de resíduos no rio.