Atualizado em 24/08/2022 por Gabriele Nascimento
Você já ouviu falar sobre o famoso Giro Solidário? Esse foi um célebre esquema que aplicava golpes levando dinheiro de pessoas que acreditavam que investindo um pequeno valor, poderiam receber de volta um volume muito maior que o investido.
Por exemplo, se você colocasse R$125 reais no Giro Solidário, a promessa era de que receberia até R$1 mil reais.
O “convite”, geralmente, ocorria através de grupos no WhatsApp e redes sociais diversas.
Vem entender melhor como tudo funcionava agora mesmo e se proteja de golpistas como os responsáveis por esse projeto!
Giro Solidário É Legalizado?
De forma alguma e isso não somos apenas nós quem estamos dizendo. Ao contrário do que muitos imaginam, o Giro Solidário é ilegal e se caracteriza crime de estelionato, segundo o delegado Cley Celestino Batista, de Cuiabá.
Não só os donos do projeto podem ser processados e punidos perante a lei, mas os divulgadores também podem ser enquadrados na mesma situação.
Como Funciona O Giro Solidário?
O Giro Solidário não está mais no ar, mas através de arquivos antigos é possível entender como funcionava o mecanismo por trás dele.
De maneira geral, o Giro Solidário era representado como uma espécie de jogo, aparentemente, uma “roleta”.
Tudo começava no recrutamento, que podia ser por WhatsApp ou Redes Sociais.
Vamos supor que você e eu sejamos amigos no Instagram. Então, eu conheci o Giro Solidário através de um amigo, ele me enviou o link no WhatsApp.
A partir do momento que eu faço parte do jogo, preciso divulgá-lo para atrair novos participantes. Assim o fiz, via Instagram, você viu e se interessou, então eu te mando um convite e, a partir disso, você entra como uma indicação minha, parte do meu grupo.
Os grupos dos participantes da rodada eram criados no WhatsApp e por lá os responsáveis pelo Giro mostravam uma foto da “roleta” com os nomes dos participantes da vez.
A roleta era dividida por seções, em círculos. O primeiro contorno costumava ter 8 nomes, estes correspondiam aos primeiros responsáveis por pagar a quantia exigida de investimento naquele grupo.
No segundo e no terceiro círculo, haviam 4 nomes, e 2 nomes, respectivamente, esses eram correspondentes aos responsáveis por divulgar o Giro Solidário.
No círculo menor, no centro de todos, apenas um único nome era colocado. Esse seria o grande ganhador do prêmio prometido da rodada.
Acontece que para todos os pertencentes da roleta ganharem, deveria haver novos integrantes para a próxima rodada. Assim, você poderia ir progredindo da borda para o centro da roleta.
Parece simples, não é? Então saiba que além de ter que arrumar pessoas com interesse em investir financeiramente para avançar de nível, você precisaria completar as metas de recrutamento de cada nível, em menos de 7 dias.
Como Criar Um Grupo Do Giro Solidário?
É importante ressaltar que a prática do Giro Solidário é ilegal e considerada crime de estelionato, portanto, não deve ser reproduzida.
Para que você entenda melhor como funcionava a estrutura, a gente explica.
Um grupo do giro era constituído por 15 pessoas. 8 deles seriam investidores, 6 divulgadores, mas separados em círculos em níveis distintos, os primeiros 4 nomes ficariam no segundo círculo e outros dois nomes no círculo que antecede o ganhador. E, claro, um único nome no centro da roleta, o ganhador.
Quando o giro ocorria, para que houvesse uma nova rodada, era necessário convencer 16 pessoas a investirem.
Esse movimento garantia que todos os participantes pagassem para participar e, consequentemente, financiasse o prêmio e lucros para os idealizadores do Giro Solidário.
Como você pôde perceber, todo o sistema está baseado em um esquema de pirâmide financeira, o que é crime.
Além disso, muitos que estão por trás do jogo, aparentemente, interessante e inocente, só esperavam o momento ideal para sumirem com todo o dinheiro dos participantes, não deixando rastros.
Ao aceitar participar desse tipo de projeto, você se abre a possibilidade de ser vítima de estelionato.
Giro Solidário Reclame Aqui
É muito importante que você entenda que o Giro Solidário não é o nome de uma empresa. Na verdade, é um jogo que possibilita a aplicação de golpes naqueles menos experientes e mais ingênuos.
Esse golpe tem sido utilizado por diversos criminosos na internet, mudando um detalhe ou outro, mas o desfecho é sempre o mesmo. Esquema de pirâmide financeira e estelionato.
É possível encontrar relatos pelas redes sociais de pessoas que acabaram caindo no golpe e nunca viram o dinheiro da promessa.
Não acredite em relatos de quem diz ter ganhado dinheiro com o Giro Solidário, porque, muito provavelmente, você vai acabar sendo lesado.
Esse tipo de golpe, para se estabelecer e ganhar a confiança de um número de pessoas suficientes para arrecadar um bom valor, costuma começar pagando. Essas pessoas que recebem o valor são apenas iscas. Na verdade, elas servirão de prova social para que outras entrem e façam o golpe alcançar o objetivo.
Passou no Fantástico
Se você acompanha as reportagens na televisão, talvez tenha visto que o Fantástico, programa jornalístico famoso da Rede Globo, fez uma matéria sobre o Giro Solidário.
Isso aconteceu em 2017 e todos ficaram bastante abismados com o caso. Serviu de alerta, mas não durou muito.
Em 2020, o golpe voltou com tudo e muitas pessoas acabam vendo as suas quantias sendo levadas embora.
Fique de olhos bem abertos!
Giro Solidário App
Até o momento não há conhecimento público sobre a existência de um Giro Solidário App.
Apesar disso, se você for apresentado a um, desconfie e, se possível, denuncie. Não baixe esse tipo de aplicativo em seus dispositivos, pois pode ser um risco muito grande.
É Confiável?
Não, o Giro Solidário não é confiável. Independente de quem esteja por trás do jogo, o seu mecanismo de funcionamento não permite que esse sistema seja lucrativo ou cumpra a sua promessa central de maneira contínua.
O Giro Solidário opera com a aquisição de novos interessados e, consequentemente, nova injeção de investimento. E é esse movimento que garante a formação de novas rodadas.
Acontece que essa organização é completamente instável e pode ruir a qualquer momento, deixando você sem ganhar nada, além de ter perdido o que investiu no início.
É seguro?
O Giro Solidário não é seguro. É importante saber que com o tempo esse mesmo golpe é reapresentado com nomes diferentes.
Por isso, se te convidarem a participar da Mandala da Prosperidade, da Roleta Solidária ou coisa parecida, vá para bem longe e jamais invista seu dinheiro.
Fique longe de qualquer proposta que te promete ganhar dinheiro alto, de forma rápida e sem qualquer esforço.
Giro Solidário É Golpe?
Sem qualquer dúvida, podemos dizer que o Giro Solidário e qualquer uma de suas variações são golpes.
Jamais acredite em “projetos” que se sustentam com o dinheiro de outros membros, ou melhor, que depende do interesse de outras pessoas em entrar no esquema.
Mesmo que o investimento seja, aparentemente, baixo. E a pessoa que está conversando com você sobre isso pareça ser honesta, bem desenrolada e inteligente. Não entre nesse jogo, você sempre sairá perdendo.
O sistema de pirâmide financeira é crime, mas muitos ainda insistem em “trabalhar” com isso, inclusive, disfarçando todo o esquema fraudulento atrás do marketing multinível.
Por Que As Pessoas Entram?
Existem vários motivos para pessoas entrarem nesse tipo de esquema como o Giro Solidário.
Entre os mais comuns, está a ânsia por não perder uma oportunidade que parece ser tão boa em ganhar um bom volume de dinheiro, sem grandes esforços, em tão pouco tempo.
É claro que cada um tem ainda mais razões para querer esse dinheiro. Seja para uma conquista específica, seja porque está com dificuldades financeiras, enfim.
Só que, de modo geral, a promessa e quem vende a promessa é o que convence as pessoas a entrarem e investirem.
Terão pessoas sendo convencidas a participar pelos próprios parentes, por exemplo. Você diria não para o seu irmão que está lhe contando que ganhou dinheiro no Giro Solidário?
Como conversamos antes, muitas vezes, os golpistas começam pagando de verdade os primeiros participantes para que eles sejam captadores fiéis e usem de sua experiência positiva para atrair mais investidores.
É nessa hora que o dinheiro investido está bem alto que os golpistas somem sem explicação e te deixam completamente perdido, sem ter muito a quem recorrer.
Discurso Para Convencer
São muitos os tipos de discurso para convencer as pessoas a entrarem nesses esquemas de pirâmide.
No entanto, o que mais sobressai é aquele que promete faturamento alto, sem ter que trabalhar.
Outro que acaba funcionando é aquele proveniente de uma pessoa próxima que você acredita que não vai te colocar em uma enrascada.
Pirâmide Financeira
Pode ser que você não saiba, mas os casos de pirâmide financeira no Brasil são muitos, infelizmente.
De tempos em tempos, sempre tem alguma empresa de fachada sendo exposta em matérias na TV e na internet. Entre as mais faladas nos últimos tempos está a TelexFree, Unick Forex e a D9 Trader.
Muitas vezes, os donos dessas empresas fraudulentas, voltam ao mercado com uma nova proposta, também no intuito de aplicar um novo golpe. Por isso, fique sempre de olhos bem abertos e não acredite cegamente em tudo ouve de forma superficial, pesquise.