Grosseria No Relacionamento

Atualizado em 29/07/2022 por Gabriele Nascimento

Se você está sendo acusado de agir como grosseria no relacionamento, meu mano, é hora de ficar atento e procurar mudar esse comportamento, caso queira manter essa relação.

Papo de brother, ninguém quer ter do lado um cara que não sabe tratar uma mulher como ela merece.

E não tem desculpa para ser grosseiro, mesmo que você tente jogar a bronca para ela, para o trabalho, para o dia estressante. Se você fizer isso, então você ainda está mais errado.

Ninguém é obrigado a aguentar seu estresse não, parça. Principalmente, se essa pessoa for a sua mulher, que cuida de você e está sempre do seu lado. Se a mina está te estressando, fazendo algo que não está te agradando, o caminho é a conversa, o respeito e se nada der certo, termina.

Melhor que chegar ao extremo e as coisas esquentarem demais, para o lado negativo.

A base de um relacionamento saudável é o respeito e sem ele é só ladeira abaixo. Porque um cara que é grosso com a sua mina, além de estar fazendo errado, ainda vai abrir portas para que ela haja do mesmo jeito.

A recíproca é quase automática. Se você foi grosso, o troco vai vir em algum momento, mesmo que não seja da mesma forma.

Se você gosta da mina, trata ela bem, pois certamente ela se apaixonou por você pela forma como você a tratou. E se continuar desse jeito, ela vai embora pelo mesmo motivo.

Um relacionamento não sobrevive com grosserias, porque ele deve ser alimentado com afeto, carinho, respeito, admiração, dentre outras coisas.

E tem mais, não é porque ela está com você hoje, que ela não pode encontrar alguém que a trata como ela merece.

Enquanto você está pagando de maluco, outro cara pode estar só elogios para ela. Pensa bem naquela frase antiga, do fundo do baú, que faz sentido ainda hoje: “Quem não dá assistência, abre para a concorrência”.

O que eu estou tentando te dizer é que você não precisa ser um boi sonso para ter a mina junto de você, mas também não precisa apelar para grosseria.

O relacionamento pode ser totalmente destruído, se você não acordar o quanto antes e sabe porquê?

Por que no início, pode parecer que está tudo bem, e ela está engolindo tudo, tentando te entender, então a mina minimiza seus ataques de fúria. Só que por trás disso, existe um ato de contenção, a fim de que você não fique ainda mais exaltado.

Ela está agindo de forma inteligente, enquanto você é um ogro, mas os sinais de que as coisas não estão tão bem quanto parecem, estão bem na sua frente.

Depois de algum tempo, ela já está mais cansada de ter que vivenciar isso e então evita ter que conversar, fica mais distante e fria com você.

O próximo passo é a admiração sair pela janela. Ela não te olha como antes, não tem mais tanto desejo e começa a olhar para a grama da vizinha, afinal, ela não merece aquilo que você está a fazendo passar.

Daí em diante, ela já está com uma porcentagem de desistência alta, afinal não adianta. Você é mesmo um grosseiro e nada te faz mudar.

Por fim, se ela ainda não te largou e arrumou algum cara que a trata como ela merece, a grosseria é recíproca. E aí, meu amigo, acabou, não tem volta.

Como Parar De Ser Ignorante

Grosseria No Relacionamento

Antes de agir de forma contundente para parar de ser ignorante, o ideal é que você entenda quais são os impactos de ser grosseiro com a sua gata. E depois sim, com calmaria e consciência, começar a mudar tudo isso.

Afinal, você nesse momento, entendeu perfeitamente qual seria o rumo dessa relação, se continuar agindo assim.

O primeiro passo para dar um fim nisso é ir atrás de ajuda. E ela precisa ser profissional. Ler conteúdos sobre isso podem te ajudar, mas provavelmente não serão suficientes.

Isso porque as suas explosões de raiva e grosseria podem estar ligadas a fatores genéticos, de acontecimento ou da própria relação. E isso, só um profissional competente da área poderá te dizer.

Isso irá ajudar você não só dentro do seu relacionamento com a sua mulher, mas também de modo geral, na sua vida, no seu crescimento individual.

Você não quer ter uma explosão de raiva e acaba se envolvendo em uma briga séria no trânsito, no trabalho, com os amigos. Certo?

A grosseria pode evoluir rapidamente para uma agressão física, gerando consequências absurdas e irreparáveis. Que, inclusive, são sentenciados diante das leis, resultando até mesmo em prisão.

Então, leve esse assunto à sério. E converse com a sua mulher sobre isso, demonstra que está disposto a mudar e que está buscando ajuda especializada para tal.

Assim que estiver um pouco mais tranquilo, ter entendido quais são os motivos pelos quais você perde a paciência e a razão, tente conversar com a sua mulher de maneira respeitosa e resignada.

Não guarde os motivos da sua insatisfação apenas para você, mesmo que a sua mulher contribua para essas insatisfações. Obviamente, é muito importante que você não a acuse e acabe iniciando outra briga. Seja pacífico, conversem e busquem uma solução juntos. E, sobretudo, assuma também a sua parcela nessa situação toda.

Quando você tiver mais calmo e entendendo melhor a situação geral, trate as causas de maneira séria.

Você está estressado demais, porque o seu trabalho está te sobrecarregando? Busque maneiras de aliviar esse peso e pare de focar tanto na dor.

Tudo passa, até os piores momentos e você não precisa explodir, porque isso só tornará tudo ainda pior e mais duradouro.

Existem algumas coisas que podem te ajudar a relaxar e manter o controle, entre elas:

  •     Malhar.
  •     Meditar.
  •     Lutar.
  •     Ouvir Música.
  •     Sair com os amigos.
  •     Jogar futebol.
  •     Videogame.
  •     Dormir bem por pelo menos 8h.
  •     Se alimentar melhor.
  •     Conversar com alguém de confiança.
  •     Tome um suco natural ou coma o seu prato preferido.

Dentre outras atividades que tem a ver com você e o seu estilo. Quanto mais você gostar do que vai praticar, maiores são os benefícios.

Por falar em se alimentar bem, evite alguns alimentos e bebidas que possam estimular a agitação e consequentemente ser um gatilho para o estresse, tendo como ação final a agressividade e seus desdobramentos. Entre os alimentos que se deve evitar quando puder, estão:

  •     Bebidas à base de cafeína.
  •     Pimentas diversas.
  •     Ingredientes estimulantes, como chocolate e guaraná.
  •     Bebidas alcoólicas.
  •     Drogas.

Prefira os alimentos mais saudáveis e naturais, que possuem ação calmante, como o maracujá, erva doce, alface, camomila, frutas cítricas, abacate, entre outros.

Como Ser Menos Ignorante

Grosseria No Relacionamento

A partir das atitudes que citei anteriormente, você pode diminuir bastante a sua agressividade e ignorância de forma geral.

No entanto, ainda há pequenas ações que podem te ajudar ainda mais nessa missão, afinal, você não quer ter uma vida cheia de problemas, por causa das suas explosões e impulsividade.

Manter um sono de qualidade é um bom exemplo disso. Porque o sono é reparador, faz a manutenção do estresse e te deixa mais calmo, mais energizado e tolerante.

Só que é importante saber que horas de sono não significa qualidade. Não adianta dormir 12h seguidas, se você está agitado, tendo pesadelos, está com o pensamento nos problemas e tudo mais.

Você deve relaxar, antes mesmo de deitar, senão esse sono será prejudicial e você acordará cansado ao invés de reparado. Privação de sono é um dos grandes desencadeadores do estresse.

Outro grande fator que pode contribuir para você ser menos ignorante é pensar antes de falar. Não é para você ser uma metralhadora de insultos e besteiras, respire antes, porque no momento da raiva, você vai acabar falando o que não deve e, às vezes, nem é o que pensa de verdade.

A impulsividade acaba atrapalhando o seu raciocínio e a sua capacidade de fazer análises criteriosas que condizem com os fatos. Não perca a razão por agir no calor do momento.

Se coloque no lugar da sua parceira e, antes de tudo, lembre o porquê você a escolheu para estar ao seu lado. Ela não merece lidar com seu estresse de maneira passiva e receber todo o peso da sua ignorância, sem ao menos saber o que está acontecendo de fato.

Converse com ela de maneira respeitosa e calma. Deixe ela falar o que sente também. Controle o tom da sua voz para não fazer, sem querer, que uma conversa se torne uma discussão acalorada.

 

Diante de uma situação como essa, em que a grosseria entra no relacionamento como parte integrante, é necessário agir rápido para não deixar que isso torne a relação um sofrimento.

A cada episódio de fúria, o relacionamento sofre, porque as pessoas envolvidas são impactadas de maneira muito negativa.

Então, se você não quer perder quem você ama e ter consequências ruins em todas as áreas da sua vida, se conscientize das suas atitudes, siga essas dicas e procure um especialista para te ajudar com um acompanhamento frequente e de perto.