Atualizado em 19/04/2023 por Pedro Moraes
Um alpinista francês conhecido de forma mundial escalou um arranha-céu em Paris, nesta quarta-feira (19). Alain Robert fez um protesto em função da reforma da previdência que o governo Macron decidiu pela aprovação. Aos 60 anos, ele já acumula a escalada em vários prédios altos pelo globo sem contar com auxílio de equipamentos de segurança.
De modo geral, a fama levou para ele o apelido de “homem-aranha”, como homenagem ao herói da Marvel Comics. No Brasil, Robert subiu o prédio da FIESP, em 1996, e o Edifício Itália, em 2008.
Ainda sobre a escalada, o protesto do francês visa combater a mudança no método como a aposentadoria funcionará no país, conforme decisão do presidente Emmanuel Macron, em 16 de março. Diante da nova lei, os franceses têm que ter, pelo menos, 64 anos, dois a mais do que a antiga necessidade.
Por causa disso, a população ficou revoltada e fez, no último mês, uma série de manifestações. Nesta segunda-feira (17), inclusive, milhares de pessoas se deslocaram às ruas no decorrer do discurso televisionado de Macron. Vários manifestantes entoaram slogans anti-Macron durante batidas em panelas e frigideiras.
Dentro de seu discurso, Macro deixou para o apoio do seu governo abrir negociações com os sindicatos, e se deu 100 dias para curar o país.