Atualizado em 06/04/2022 por Redação
Meio Ambiente
Incêndios florestais cresceram quase 60% neste ano
O número de queimadas no Brasil atingiu um recorde inédito nos últimos dias. Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) mostram que, de janeiro a agosto deste ano, já foram registrados mais de 66,9 mil focos de incêndio em florestas de todo o país. O número representa um crescimento de quase 60%, em comparação com o mesmo período do ano passado.
O levantamento do Inpe, feito diariamente por satélite, mostra que apenas entre o domingo (18) e a terça-feira (20), apareceram 1.346 novos focos no país. Desde a última quinta-feira (15), são 9.507 novos pontos de queimada. A floresta Amazônica concentra 52,5% dos focos de incêndios de 2019 no Brasil.
Além disso, cinco Estados tiveram um maior aumento no número de queimadas no Brasil desde o início do ano, em comparação com o mesmo período do ano passado. Mato Grosso do Sul, com uma alta de 260% em relação a 2018; Rondônia, com 198%; Pará, com 188%; Acre, com 176%; e Rio de Janeiro, com 173%. Se tomarmos como base apenas o número, Mato Grosso é líder, com 13.641 ocos, o que representa 19% do total nacional.
Apesar dos dados do Inpe, órgão vinculado ao Ministério da Ciência, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) contestou as queimadas que tomam o país e acusou as Ongs de estarem por trás dos casos. Bolsonaro alega que o aumento de incêndios florestais pode ter sido causado por ONGs, em retaliação ao corte de verbas do Executivo para as organizações.
“Então, pode estar havendo, não estou afirmando, ação criminosa desses “ongueiros” para exatamente chamar a atenção contra a minha pessoa, contra o governo do Brasil”, afirmou Bolsonaro.
O presidente também alegou que governadores da região Norte são “coniventes” com o aumento do desmatamento e de queimadas na Amazônia. Sem citar nomes, Bolsonaro disse que alguns governadores “não estão movendo uma palha” para resolver a situação e que “estão gostando” de toda a situação.
“Olha só, tem governador, não quero citar nome, que está conivente com o que está acontecendo e bota a culpa no governo federal. Têm Estados aí do Norte que o governador não está movendo uma palha para ajudar a combater incêndio”, declarou.
Bolsonaro disse que seu “sentimento” é de que os incêndios criminosos têm o objetivo de enviar as imagens para o exterior. Diversas entidades que defendem as florestas criticaram o presidente.