Luna Foundation Guard aplicou 2,8 bilhões de dólares tentando salvar a stablecoin UST

0
Luna Foundation Guard aplicou 2,8 bilhões de dólares tentando salvar a stablecoin UST

Atualizado em 21/11/2022 por Ana Luiza

A Luna Foundation Guard pode ser um dos grandes pivôs por trás da crise envolvendo o ecossistema Terra, diz um relatório de uma auditoria terceirizada de Nova York, a JS Held.

De acordo com o relatório em questão, meses antes da quebra do ecossistema Terra, ainda em janeiro, a Luna Foundation Guard adquiriu uma grande quantidade de Bitcoins – cerca de 2,8 bilhões de dólares -, tendo aplicado esse dinheiro em sua totalidade na UST, stablecoin pareada em dólar do ecossistema Terra.

Essa aplicação foi necessária para que fosse possível criar um certo lastro para a stablecoin, o que hoje sabemos não ter sido suficiente para aplacar os ânimos dos investidores, que tão logo descobriram que a moeda estava em risco começaram a testar a sua paridade de fato.

Além da Luna Foundation Guard, a própria Terraform Labs também aplicou 613 milhões de dólares tentando defender a paridade da sua stablecoin. No entanto, isso aconteceu tarde demais.

A razão para o colapso é, na verdade, muito simples. A criptomoeda não tinha o lastro que a Terraform Labs afirmava ter em dólares. Dessa forma, como a compra da Luna Foundation Guard foi em Bitcoins, que é uma criptomoeda de alta liquidez, tão logo o mercado começou a decair e a cotação da criptomoeda em questão caiu, a Luna Foundation Guard começou a perder receita.

Essa perda de receita, por si só, provocou a crise envolvendo o ecossistema Terraform Labs, pois, com a emissão cada vez maior da stablecoin UST, não havia compra suficiente de dólares para manter a criptomoeda estável.

Dessa forma, quando os investidores começaram a testar a paridade, a UST simplesmente colapsou, revelando a forma antiética de operação da Terraform Labs.

Saiba mais: Binance tem 2 bilhões de dólares sacados por seus usuários depois do colapso da FTX

O que era a UST?

Uma stablecoin é uma criptomoeda criada para espelhar um outro ativo financeiro, como uma criptomoeda ou mesmo uma moeda fiduciária, utilizada, sobretudo, para reservas financeiras internacionais, uma vez que não há taxa de conversão e nem perdas importantes no momento de utilizá-la.

No entanto, uma stablecoin exige, por definição, a formação de um lastro que suporte a sua emissão. Dessa forma, para que seja vendida uma criptomoeda, é necessário que a empresa emissora tenha uma moeda compatível com aquela em que está sendo pareada a sua stablecoin.

Mas, o caso da UST não era esse. A UST era uma stablecoin algorítmica. Ou seja, ela não tinha lastro em dólares, mas tinha o valor em si definido por um algoritmo, o que, na prática, não é ilegal ou antiético.

Para que fosse possível manter o seu lastro, a Luna Foundation Guard comprou grandes quantidades de Bitcoin no começo do ano, mas, de lá para cá, a criptomoeda perdeu muito do seu valor. Dessa forma, o lastro da criptomoeda estável foi bastante prejudicado, criando, com isso, uma crise sem precedentes no mercado de criptomoedas como um todo.

Saiba mais: Solana: Serum, principal hub de liquidez da blockchain, passa por hard fork

Não há posts para exibir

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui