Melhor agência de marketing b2b

Atualizado em 18/09/2022 por Gabriele Nascimento

O crescimento de uma marca B2B requer um plano de marketing consistente e sólido. E construir uma estratégia digital não é o mesmo que administrar um negócio: são habilidades diferentes, embora o objetivo seja muito semelhante: fazer o negócio crescer. Saiba aqui qual a Melhor agência de marketing b2b!

Com uma equipe de especialistas, você desenvolverá e implementará novas estratégias para conectar sua marca ao público-alvo e gerar  relacionamentos de vendas. É aí que entram as agências de marketing B2B. Confira mais sobre elas e como escolher a melhor entre as opções em nosso artigo. 

O que são agencia marketing b2b

Melhor agência de marketing b2b

Um consenso crescente entre aqueles que trabalham no negócio B2B com  grandes empresas é que conduzir marketing B2B na prática  Especialização e experiência exigem enfrentar os complexos desafios  relacionados ao universo desses produtos e serviços. 

Embora os grandes temas do marketing B2B ganhem importância e novas cores  nos mais importantes eventos internacionais e no mercado brasileiro, talvez o maior sintoma dessa nova relevância seja justamente o  surgimento de muitas agências profissionais de marketing digital que se posicionam como especialistas em marketing B2B.

Para falar sobre as diferenças de uma agência para empresas B2B, precisamos começar com um breve resumo de como as organizações do setor investem em marketing. Principalmente quando se trata de ações online, que estão intimamente ligadas à transformação digital da indústria.

Cerca de 82% das empresas que fazem negócios com outras empresas esperam investir em marketing online, então  apetite de  estudo para soluções criativas.  No Brasil, a passagem do ecossistema B2B para o mundo digital também é bem visível: 9 em cada 10 compradores dizem usar canais online para suas compras, o que obriga os fornecedores a investir nessa área.

Porém, antes de escolher uma agência desse tipo é preciso ter em mente que não existem apenas agências B2B, mas também generalistas que atendem  diferentes segmentos de negócios e empresas, e até mesmo aquelas que possuem apenas uma célula específica para atender contas B2B. 

É bastante comum que empresas que vendem soluções e produtos B2B e B2C prefiram centralizar todo o marketing em uma única agência, enquanto outras dividem os segmentos em diferentes agências especializadas. Com isso em mente, você deve estar se perguntando se essa escolha realmente faz uma grande diferença.

OU pergunta que muitos se fazem na hora de ponderar a contratação de uma agência de marketing b2b é o que é melhor: a terceirização ou a internalização de marketing? A verdade é que não existe certo ou errado, mas sim o melhor caminho para o seu momento de negócios. Se você tem uma equipe de RH madura e tem tempo para passar por todo o processo de recrutamento, que inclui seleção, integração, treinamento e amadurecimento, talvez construir uma equipe interna seja o melhor caminho.

Dizemos isso porque recrutar, treinar e manter um funcionário ou uma equipe especializada internamente exige um grande investimento de tempo e dinheiro. No entanto, sua empresa pode obter benefícios que uma agência de marketing de comércio eletrônico não pode oferecer, como: Compartilhamento da cultura da empresa para a equipe. 

Além disso, ninguém conhece melhor o produto ou serviço da sua empresa do que as pessoas que trabalham lá, mas isso vem do mercado sabendo o que está fazendo e o que precisa ser feito. 

Porém, a terceirização de marketing torna a curva de aprendizado infinitamente menor, para que seu negócio possa avançar mais rápido porque a própria agência gerencia o desenvolvimento da equipe. 

Por que investir em uma agência de marketing b2b?

A essa altura vocÊ já deve ter percebido que o  marketing digital é extremamente amplo e dinâmico, além de apresentar um cenário cada vez mais competitivo e complexo em diversos segmentos, por isso ao longo dos anos as campanhas tiveram que se tornar cada vez mais focadas e customizadas com foco em praticamente todo tipo de público. 

Portanto, se  sua empresa é B2B e você precisa se comunicar e vender diretamente com outras empresas, é imprescindível que suas estratégias e ações ao trabalhar com agências convencionais e generalistas estejam devidamente alinhadas a essa demanda.

Quais os diferenciais de uma agência de marketing b2b?

Diante de todas as informações descritas acima, o que diferencia uma agência de marketing B2B  de outras empresas é justamente a estrutura e orientação estratégica de suas soluções business-to-business. Além disso, podemos citar o uso de tecnologias de automação de marketing como RD Station, conhecimento e experiência no mercado B2B, o direcionamento e a especialização e também a definição de medidas e estratégias com foco em B2B.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre as agências de marketing b2b e alguns dos motivos para escolhê-las vamos dar algumas dicas aqui de como escolher a melhor agência de marketing b2b.

      Verifique se os valores da empresa batem com os da sua empresa 

Na hora de analisar a melhor agência de marketing b2b é impossível não fazer uma analogia com  outros tipos de relacionamento. Não tem como um relacionamento de longo prazo ser bem sucedido sem alinhamento entre princípios, visão e valores, não é mesmo?

É o mesmo entre agências e empresas. Esse “alinhamento” implica que ambas as partes entendam o papel estratégico do marketing B2B e as reais obrigações da agência: Essa agência se posiciona como especialista em marketing B2B apenas para ganhar dinheiro ou porque a  quer ajudar o segmento. Se pergunte isso na hora de avaliar. 

Outro fator importante a ser considerado é outro ponto é a precarização dos serviços de marketing, principalmente os de conteúdo. Muitas agências e hubs pagam a seus freelancers e criadores de conteúdo preços ridiculamente baixos e incentivam empregos precários e injustos. 

Como resultado, esses profissionais ficam desmotivados ou têm que lidar com uma carga de trabalho desumana, o que certamente impacta negativamente na qualidade da entrega. Na prática, a baixa remuneração é a baixa diferenciação. Sua empresa está interessada nisso? Se você respondeu não, diga não aos parceiros que promovem esse modelo de negócios.

      Não aceite mais do mesmo 

Você acha que deveria seguir um determinado caminho só porque  seu concorrente o está seguindo? Você acha que existem fórmulas prontas que funcionam para todos? Se a sua resposta para essas perguntas for não, é sinal de que você deve ficar longe de agências que prometem e “pressionam” exatamente isso.

Boas agências de marketing B2B fazem boas provocações.se esforça para se diferenciar. Compare as propostas que você recebe com as práticas de seus concorrentes. Se a agência propõe o que  seus concorrentes já estão fazendo, é sinal de que você será um deles.

      Procure por agências sérias e especializadas 

Se você é uma empresa B2B,  precisa de uma agência de marketing especializada. Existem muitos elementos de marketing B2B com os quais as agências geralmente não têm experiência e que provavelmente não conseguem descobrir para você. B2C, você pode resolver seu problema com uma abordagem mais geral. 

Mas se você está no mundo B2B, precisa de alguém com experiência na área para dar vida à sua estratégia de marketing. Existem muitos elementos de marketing B2B  com os quais as agências geralmente não estão familiarizadas, e provavelmente não consigo descobrir para você.

      Pesquise e avalie o custo benefício 

Para avaliar o preço da agência de marketing B2B a contratar, deve-se considerar sua capacidade de produzir resultados, não sua capacidade de produção, incluindo o fator de uberização mencionado anteriormente. O que é mais importante: a questão da profundidade, da abordagem criativa e diferenciada,  trazer referências da indústria ou simplesmente posicionar um texto no Google?

      Priorize o seu “cliente” 

Os clientes empresariais não são apenas “compradores”, mas também “usuários”. Eles se envolveram com seu produto e sua marca, e cada interação moldará sua compreensão da sua marca. Você precisa moldar e influenciar ativamente como seu público-alvo percebe sua marca. 

Ele faz isso por meio do  marketing de conteúdo, que educa seus clientes em potencial sobre seus pontos problemáticos e como seu produto os resolve.Isso os ajuda a se tornarem melhores “usuários” do seu produto e reduz a quantidade de suporte que você precisa fornecer.

      Confie no serviço de profissionais

Se você é uma empresa B2B,  precisa de uma agência de marketing especializada. Existem muitos elementos de marketing B2B nos quais as agências geralmente não têm experiência e que provavelmente não conseguem descobrir para você. B2C, você pode resolver seu problema com uma abordagem mais geral. 

Mas se você está no mundo B2B, precisa de alguém com experiência nesse espaço para dar vida à sua estratégia de marketing. Existem muitos elementos de marketing B2B com os quais as agências geralmente não têm experiência e provavelmente não conseguem descobrir para você.

Passo a passo para escolher a melhor agência de marketing b2b

Considerando todas essas questões, o processo de seleção pode demorar, mas recomenda-se uma sequência de três etapas para tomar a decisão certa: Faça uma  ampla busca por agências especializadas em marketing B2B. Com uma lista pronta procure conhecer as opções em detalhes. Com a lista de finalistas em mãos, o terceiro passo é solicitar orçamentos e serviços packs com suas respectivas diferenças para então tomar a decisão.