Ministério do TSE ordena ao YouTube exclusão de fala de Lula contra Bolsonaro

0
Ministério do TSE ordena ao YouTube exclusão de fala de Lula contra Bolsonaro
Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

Atualizado em 12/08/2022 por Pedro Moraes

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decretou, na última quarta-feira (10), que a plataforma YouTube remova um vídeo com um discurso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) onde chama o presidente Jair Bolsonaro de “genocida”.

A decisão aconteceu por parte do ministro Raul Araújo. Lula é um dos atuais candidatos à Presidência. Com a medida, a ordem envolve sete transmissões e retransmissões do discurso, entre eles a publicada por canais do PT e por veículos de imprensa.

Dessa maneira, a decisão provisória responde a um pedido do PL, partida no qual Bolsonaro tenta a reeleição. A ordem de Araújo compreende a remoção dos vídeos da plataforma dentro de 24 horas após a notificação oficial.
Para o ministro, a manifestação de Lula configura-se como “o ilícito propaganda eleitoral extemporânea negativa, por ofensa à honra e à imagem de outro pré-candidato ao cargo de presidente da República”.

Além disso, a decisão deixa evidenciado que os componentes do processo eleitoral precisar orientar suas condutas com a proposta de evitar discursos de ódio e discriminatório, bem como a propagação de mensagens falsas ou que possam caracterizar calúnia, injúria ou difamação.

Não há posts para exibir

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui