Monavie É Pirâmide? Não Deixe De Ler Antes De Investir

Atualizado em 24/08/2022 por Gabriele Nascimento

Sem dúvidas, você já deve ter ouvido falar da Monavie, mas talvez não saiba exatamente do que se trata e, principalmente, porque tanta gente anda falando sobre essa marca que está envolta de polêmicas nas redes.

Hoje, nós vamos esclarecer tudo que você precisa saber sobre a Monavie, incluindo a sua relação com outra empresa bastante citada, a Jeunesse. Vem entender melhor essa história e descobrir, finalmente, se a Monavie é pirâmide ou não. Não deixe de ler, antes de investir. Ok?

O Que É A Monavie? 

Monavie

A Monavie ganhou repercussão absoluta há alguns anos, mas, infelizmente, não do tipo que uma empresa gostaria de conquistar.

Isso porque, a marca foi envolvida em uma série de acusações e polêmicas, ocasionando em matérias, relatos e uma reputação duvidosa.

Se você não acompanhou todo o cenário na época, talvez, não tenha muita certeza do que se trata essa empresa, mas a gente te explica.

A Monavie é uma empresa natural americana, fundada nos Estados Unidos, dois anos antes de chegar ao Brasil. A marca oferecia uma proposta naturalista. A ideia era comercializar produtos voltados ao bem-estar e à saúde.

Seus produtos eram destinados a pessoas adeptas a suplementação natural, aos sucos com propriedades benéficas à saúde, de maneira geral, aos interessados em manter o corpo e a mente “no lugar”. 

Um dos principais produtos era um suco à base de açaí e frutas, que prometia romper a barreira do envelhecimento, retardando esse processo natural do organismo humano.

A Monavie chegou ao nosso país apenas 2 anos após sua fundação, em 2005. O Açaí, um dos ingredientes principais de seu carro chefe, era extraído diretamente da Amazônia, o que o ligava diretamente ao Brasil.

Tudo parecia simplesmente uma proposta incrível, mas a marca foi pega por praticar uma série de más condutas.

A empresa que nasceu em 2003 nos Estados Unidos se classifica como marketing multinível, praticando vendas de seus produtos de forma direta, pelo menos, na teoria.

As polêmicas só cresceram ao longo dos anos e as dívidas também, chegando a mais de $180 milhões de dólares, até que em 2015, a Monavie foi adquirida pela Jeunesse Global. 

A Jeunesse é uma empresa ainda atuante no mercado, de proposta parecida com a Monavie, tendo estruturação base no marketing multinível e comércio de produtos naturais voltados à vida fitness e saudável.

Monavie Fraude 

Toda a polêmica cresceu fazendo com que a palavra-chave “Monavie Fraude” fosse impulsionada no ranking das buscas após a empresa passar a atuar vendendo sucos concentrados que prometiam benefícios incríveis à saúde.

Parece estranha a ideia de que uma marca pudesse parecer duvidosa, apenas, por isso. Certo?

Acontece que a Monavie foi para o centro das atenções por vender produtos milagrosos por meio de distribuidores. Ou seja, ela não vendia diretamente ao consumidor e sim se utilizava de uma estratégia que consistia em pagar uma espécie de comissionamento a representantes que batem metas de vendas.

Você pode dizer: “Existem muitas empresas que fazem o mesmo e são sérias”.

Sim, isso não torna a Monavie uma empresa baseada em pirâmide, no entanto ela ainda tinha um sistema interno para fazer esses representantes agirem de modo a criar seu próprio aparelho de vendas, basicamente, colocando pessoas em um sistema de pirâmide, pois elas precisavam vender produtos e recrutar mais pessoas em cadeia, beneficiando quem estava em cargos acima.

No marketing multinível, você é comissionado apenas por suas vendas ou teoricamente pelas vendas da sua equipe, mas o que acontecia era bem diferente disso, pois a comissão era baseada em recrutamento.

De modo simplificado, a Monavie era responsável pela produção dos produtos, abaixo dela existiam os seus representantes/vendedores. Estes, como iniciantes, tinham uma quantidade de produtos disponíveis para a venda, mas se batesse a meta, podiam subir de nível e dessa forma podiam ter acesso a um volume maior de produtos.

Juntando esse sistema ao encorajamento de formar equipes para aumentar o número de vendas, a Monavie “vendia” mais a ideia de franquia do que os seus próprios produtos e benefícios atrelados a eles.

Um dos grandes nomes envolvidos nas propagandas da empresa é Caio Carneiro, autor do livro “Seja Foda”. Ele, aparentemente, era um dos “franqueados”, por isso, fazia uma série de conteúdos para incentivar mais pessoas a participarem desse investimento.

Em poucos minutos de pesquisa, é possível ver algumas propagandas da antiga empresa, onde a promessa era oferecer ganhos de até R$600 reais ao mês, o que é um valor altíssimo para a época.

Acontece que ao mesmo passo em que encontramos esse tipo de marketing, também pudemos ver dezenas e mais dezenas de reclamações e relatos de pessoas que não conseguiram o resultado oferecido.

Além disso, a Monavie foi alvo de investigações e processos, seja por propaganda enganosa ou má gestão.

No Reclame Aqui da Monavie, é possível encontrar relatos de insatisfações de todos os tipos, de fraude, falta de pagamento, atendimento precário, problemas com logística, entre outros. 

Monavie Produtos  

Como se o sistema organizacional da empresa já não fosse suficientemente problemático, ela ainda se envolveu em mais uma polêmica, os seus produtos não podiam cumprir o que prometiam.

Após ser investigada e estudada, os seus principais produtos foram colocados à prova em laboratório e o que se comprovou é que nenhum deles tinham a capacidade de oferecer qualquer tipo de benefício à saúde humana.

Os seus sucos, por exemplo, não possuíam, sequer, níveis consideráveis de vitamina C e antioxidantes. 

A FDA, após apurar os fatos, constatou que nenhum dos produtos da Monavie possuía classificação para serem considerados uma fonte com valor alimentar, mas a história não parou por aí.

Nos Estados Unidos, a empresa foi envolvida em casos graves relacionados ao efeito colateral de um de seus sucos, que causou problemas irreversíveis em uma mulher grávida, que acabou diagnosticada com problemas pulmonares e cardíacos.

Monavie História 

A história da Monavie é bastante conturbada, existe uma série de capítulos onde a empresa foi alvo de acusações, investigações e constatações claríssimas de ações negligentes.

A época de sua atividade, não só no Brasil, mas como também nos Estados Unidos, a Monavie foi duramente recriminada pelas suas atividades e condutas fraudulentas e enganosas.

Monavie Fraude  

A grande fraude da Monavie ficou escancarada após investigações e exames laboratoriais de seus produtos.

Isso porque, a empresa que dizia oferecer produtos completamente benéficos à saúde, na verdade, comercializa itens sem valor nutricional algum.

E, pior do que isso, alguns dos produtos ainda ofereciam riscos à saúde de determinadas pessoas, ocasionando efeitos colaterais, como aumento do miocárdio, pressão alta pulmonar, entre outras.

Nos Estados Unidos, a Monavie foi multada por propaganda enganosa, pois feriu as normas publicitárias ao prometer o tratamento de diversas condições de saúde e, claro, não cumprir.

Três anos após ter chegado ao Brasil, a Forbes fez uma longa reportagem mostrando que a Monavie se utilizava de esquema de pirâmide para se manter.

Pirâmide Financeira Monavie

Ainda hoje, muitas pessoas não acostumadas com o meio, não conseguem diferenciar o que seria uma empresa de marketing multinível é uma marca baseada em pirâmide financeira.

É, por isso, que ainda há muitos casos de fraude em andamento pelo mundo afora. Em meados do início dos anos 2000, isso era ainda maior.

A falta de conhecimento e informação atraía milhares de pessoas, pois acreditavam que um sistema fraudulento era, na verdade, uma grande oportunidade de ganhar dinheiro.

Logicamente que a influência de “grandes nomes” faz toda essa engrenagem funcionar. A propaganda, as promessas, o marketing da facilidade, atraem as pessoas e as levam para um caminho sem volta.

Monavie Apresentação 

Atualmente, analisando as apresentações da Monavie, fica muito claro que a empresa tinha sua base em um esquema de pirâmide.

Entre as mais divulgadas das apresentações, podemos ver que a marca utilizava o sistema de recrutamento de novos vendedores, prometendo progressão de cargos e carreira no geral para poder lucrar. 

Ou seja, os lucros da Monavie provinham de recrutamento, não da venda de seus produtos. O incentivo beirava a absurdos, como dizer aos próprios vendedores que consumissem produtos da marca para ganharem pontos que, teoricamente, poderiam resultar em uma comissão em dinheiro.

Existem relatos em que essa bonificação nunca foi paga e ficou “presa” na plataforma até a venda da Monavie.

Monavie Ainda Existe? 

Após tantas polêmicas e endividamento milionário e processos por uma série de irregularidades, incluindo esquema de pirâmide financeira e plágio, a Monavie fechou, deixou de existir e declarou falência em 2014. Suas instalações e direitos foram comprados pela Jeunesse Global.

Monavie vs Jeunesse 

Após a falência da empresa Monavie, a Jeunesse comprou os direitos e instalações da antiga empresa, fundindo-as e tornando-as uma só.

Apesar disso, a Jeunesse, aparentemente, não possui as mesmas condutas da Monavie, embora também seja do mesmo setor, do comércio de produtos para a saúde e bem-estar.

Caio Carneiro passou a representar a Jeunesse, incentivando e motivando pessoas a fazerem parte do negócio.

Ao contrário da Monavie, a Jeunesse se enquadra no marketing multinível, se mostrando ativa na venda direta.

Fique sempre atento às promessas de dinheiro alto sendo ganho em pouquíssimo tempo, essa costuma ser o principal meio de captar interessados de uma empresa fraudulenta. 

Então, independente de quem esteja fazendo a “propaganda”, não confie às cegas, pesquise mais a fundo, antes de investir.