Atualizado em 21/12/2022 por Ana Luiza
A exchange de criptomoedas OKX teve problemas de conexão com o Alibaba Cloud, seu provedor de nuvem, segundo seus últimos anúncios. Isso resultou em uma interrupção no processamento de transações, incluindo saques e depósitos, por mais de um dia.
A OKX publicou uma nota em seu site na segunda-feira (19) informando que no último domingo (18) houve um problema de hardware com o provedor de serviços de nuvem, o que resultou em interrupção dos serviços de depósito e saques por várias horas. A exchange dependeu do Alibaba Cloud para resolver a “anomalia” e normalizar seus serviços.
A OKX informou que os problemas ocorridos afetaram os serviços de exchange e de negociação, mas a carteira OKX Web3 e os serviços relacionados não foram impactados.
OKX paralisa operações de saques e de depósitos por mais um dia por conta de problemas com servidores
A exchange se desculpou pelos problemas ocorridos e informou que está trabalhando para resolvê-los.
Em nota, a exchange disse: “Lamentamos qualquer inconveniente e impacto causado pelos problemas ocorridos. Atualmente, já resolvemos os problemas de conexão com o nosso provedor de serviços em nuvem”.
Por fim, a OKX informou que retomará os depósitos e saques de BTC (rede principal), ETH (rede principal), TRX (rede principal), USDT (ERC20/TRC20), USDC (ERC20/TRC20) e outros tokens TRC20 e ERC20 na manhã desta segunda-feira (19). Posteriormente, retomará os depósitos e saques de outras criptomoedas listadas.
Saiba mais: FTX faz com que economias de brasileiros desapareçam da noite para o dia
Fundos dos usuários estão seguros, diz exchange, mesmo com a paralisação das operações de saques e depósitos
Na página de suporte, a OKX garantiu que os fundos dos usuários estão seguros. A exchange pediu que os clientes entrem em contato caso encontrem “alguma discrepância”.
A OKX informou que os problemas ocorreram porque a plataforma depende de um único provedor de serviços em nuvem. Para evitar que isso volte a acontecer, a exchange prometeu implementar uma estratégia multicloud, garantindo que os principais serviços da exchange tenham suporte em várias nuvens, em vez de apenas em uma. Dessa forma, espera-se que problemas como este não ocorram novamente.
“Assim que implementado, qualquer problema com qualquer provedor de serviços em nuvem não afetará mais os serviços principais da OKX, garantindo assim a estabilidade a longo prazo da plataforma. Mais detalhes sobre o plano de implantação multicloud serão divulgados pelos canais oficiais da OKX”, finalizou a exchange.
Depois do colapso sofrido pela FTX, a OKX se tornou a terceira maior exchange de ativos digitais em um formato centralizado quando considerado o volume de negociações. Atualmente ela só fica atrás da Coinbase e da Binance, de acordo com informações fornecidas pelo CoinGecko.
Com esse grande alvoroço do mercado, a tendência que se espera é que a disputa pelos três primeiros lugares em volume de negociações se torne cada vez mais intensa.