Orion Partner É Pirâmide? Aprenda Tudo Antes De Investir

Atualizado em 30/08/2022 por Gabriele Nascimento

A Orion Partner é uma empresa que ganhou os holofotes e tem figurado em diversas reclamações que a colocam no centro de uma suspeita grave, a de atuar como esquema de pirâmide financeira.

Fato é que a sua atuação dentro do território brasileiro é repleta de controvérsias, embora não possamos afirmar 100% de que a empresa se trata de uma fraude.

Vem entender melhor essa história agora mesmo!

O Que É Orion Partner?

A Orion Partner é uma plataforma que atua não só no Brasil, mas em escala global. 

Seu principal objetivo, aparentemente, é unir pessoas que têm interesse em se ajudar mutuamente através de doações.

O sistema da Orion Partner não contempla uma conta única para as transações que são realizadas. Na verdade, “as doações” são feitas entre membros da plataforma.

Essa plataforma que se propõe a ser uma comunidade contributiva entre seus membros tem suas transações reconhecidas como doações voluntárias.

A Orion diz que a ideia não é oferecer pagamentos a qualquer usuário e sim realizar intermediações entre participantes que querem contribuir e pessoas que precisam de ajuda.

O dono desse projeto é Fabrício Ramos, natural do Estado Mineiro. A empresa que se diz multinacional tem sua base no país, mas sua plataforma online tem registro na Rússia.

Orion Partner Investimentos: Como Funcionava?

Orion Partner É Pirâmide

Basicamente, a ideia da Orion Partner é unir uma comunidade em prol de ajuda voluntária de uns para outros.

Isso quer dizer que a Orion era uma espécie de intermediária com o objetivo de “apresentar” doadores a pessoas que precisam de doação para diversos projetos, incluindo pessoal.

Em contrapartida, esses doadores poderiam receber um bônus com retorno do valor da doação em até 100%. Esse valor poderia ser conquistado por cada doação feita em um espaço de 10 dias.

Aparentemente, uma excelente ideia, no entanto, não há muitas explicações sobre como seria possível lucrar até 100% doando.

Na internet, a empresa sempre postou conteúdos de incentivo para que houvesse cada vez mais “doadores” interessados, principalmente, batendo na tecla do potencial de lucros que eles poderiam ter após doarem.

No entanto, quase todos esses materiais pararam de ser exibidos, pois a Orion Partner virou alvo de investigação.

Se fomos mais à fundo na pesquisa, encontramos relatos de alguns que tiveram lucros com o sistema, mas um número muito superior de reclamações, acusando a empresa de fraude e ações duvidosas.

É importante ressaltar que essas doações eram revertidas em Bitcoins e ao longo de pouquíssimo tempo os sócios idealizadores do projeto já estavam com mais de R$5 milhões de reais em suas contas.

Orion Partner Login: Como Entrar?

Após investigação, o site da Orion Partner não está mais disponível na internet e, por isso, não é possível mais fazer o login na plataforma da empresa.

Antigamente, quando ainda o site estava online, os usuários faziam seu login via conta cadastrada por e-mail e senha.

Orion Partner Quebrou?

Muita gente se pergunta se a Orion Partner quebrou, mas não há uma resposta certa para essa questão.

Isso porque não houve nenhum comunicado oficial sobre o encerramento da empresa. A Orion simplesmente sumiu da internet e seus sites e acessos se perderam sem mais explicações.

Materiais de divulgação e conteúdos sobre a empresa foram excluídos de seus canais.

Ao mesmo passo, diversas pessoas que participaram da Orion Partner como investidores ou doadores, relatam em diversas páginas que foram lesados e não receberam o prometido, assim como não conseguem falar com nenhum dos responsáveis.

Orion Partner Cadastro: Como Era Feito O Cadastro?

Atualmente não é mais possível realizar o cadastro na Orion Partner, mas na época que a plataforma estava ativa, o processo era o seguinte:

  •     Você teria que fazer uma conta de e-mail no Gmail.
  •     Em seguida, acessar o endereço eletrônico enviado por um responsável da plataforma, chamado patrocinador.
  •     No próximo passo, era necessário incluir os dados correspondentes no formulário de cadastro.

Como todas as transações eram feitas em Bitcoins, você precisava seguir uma segunda etapa:

  •     Ter uma conta no URPAY ou uma carteira digital que aceitasse Bitcoins.
  •     Enviar documentos para validar sua conta.
  •     Então, você deveria entrar no site oficial da Orion para continuar seu cadastro ao qual você deveria usar e-mail e número de celular que tivesse WhatsApp.
  •     Havia uma opção chamada “Conta MI BANK”, ali, era necessário colocar uma sequência de 4 números.

Sua conta já havia sido criada, mas existia uma terceira etapa, definir o valor da doação que iria fazer, esse era o seu primeiro “investimento”. Apesar disso, você recebia o compromisso de ter o mesmo valor que doou de volta em até 10 dias.

Esse ciclo era repetido a cada 10 dias. Doação enviada, recebida, enviada…

Após a escolha, o sistema da Orion Partner prometia lhe retornar com um ou mais doadores prontos para fazer a contribuição no valor estabelecido por você no cadastro, em até 24h. Lembrando que o valor de doação era estabelecido em dólar.

Na plataforma, você tinha acesso a um menu chamado “Fornecer Ajuda”, por lá, era possível ver uma espécie de extrato de doações.

Ali, você poderia escolher, dentre as indicações, para qual carteira faria a doação. A Orion Partner dizia que após realizar a transação, você se tornava apto a receber uma doação no mesmo valor que doou.

Se você não efetuar o envio do dinheiro que se comprometeu no momento do cadastro em até 24h, sua conta será bloqueada.

Para pedir o seu direito de “recompromisso”, ou seja, a sua doação, após ter doado, você precisava entrar na sessão “Obter Ajuda”. E, em seguida, “Faça Pedido de GH”.

Você tinha que aguardar alguns momentos, que às vezes levava poucos minutos e outros horas. Assim que tudo estivesse pronto, bastava clicar no pedido e selecionar o pacote no valor correspondente a sua doação. E, por fim, clicar em “Peça Agora”.

Na seleção dos pacotes, você jamais poderia realizar um downgrade, apenas, upgrades. O prazo para receber a sua doação era de 10 dias.

Pagamento De Bônus De Rede

Você poderia ser bonificado pela Orion Partner e ver seu dinheiro se multiplicar na plataforma, se aderisse ao sistema de indicação.

Ele funcionava basicamente como um sistema de afiliação e a cada novo usuário que entrasse na plataforma pelo seu link, você recebia uma porcentagem.

Acontece que havia uma série de regras a serem seguidas. Por exemplo, havia limite mínimo de $100 dólares quanto a solicitação feita pelo novo usuário. Se o novo usuário não realizasse o compromisso, não haveria a transferência do bônus. Entre outras regras.

Orion Partner no Reclame Aqui

É claro que a Orion Partner recebeu uma enxurrada de reclamações no Reclame Aqui.

Entre as mais comuns, estão o descontentamento com a falta de pagamento e acusações de golpe. Centenas de investidores relataram não terem visto o valor investido de volta, muito menos os bônus prometidos.

Nunca houve uma resposta por parte da Orion Partner aos seus doadores descontentes.

Plataforma Orion Partner Funciona Ainda?

No presente momento, a plataforma Orion Partner não se encontra em funcionamento e, inclusive, está completamente fora do ar.

Após uma série de reclamações em diversos sites pela internet, a Orion Partner virou alvo de investigação da polícia e simplesmente sumiu, deixando centenas de investidores sem respostas e sem dinheiro.

De modo geral, a plataforma fazia a intermediação de contatos entre doadores e receptores da doação, essa movimentação era feita de forma direta, entre carteiras digitais pessoais dos envolvidos. Teoricamente, a Orion Partner não recolhe qualquer valor.

Orion Partner É Uma Pirâmide?

Tecnicamente, não podemos dizer que a Orion Partner é uma pirâmide. Isso porque, seu sistema de atuação não se enquadra especificamente. Especialmente, pelo motivo de não recolher valores e sim intermediar doações que aconteciam diretamente nas carteiras dos envolvidos, doador e receptor.

Planos Da Orion Partner (Planos De Investimento)

Haviam diversos planos da Orion Partner disponíveis aos seus investidores. Ao todo, eram 11.

O pacote mais básico tinha o valor de U$150 dólares. O retorno prometido era de 50% do valor investido a cada 10 dias.

O plano de investimento mais top exigia o valor de U$50 mil dólares. O lucro era o mesmo em porcentagem que o plano mais básico, ou seja, nesse caso, U$25 mil dólares a cada 10 dias.

Os usuários da plataforma Orion Partner recebiam seus pagamentos via URPAY ou pelas carteiras virtuais. Se a opção fosse pela carteira digital, o valor era enviado em Bitcoin.

Caso quisesse sacar da sua carteira virtual, existia uma taxa no valor de 0,001 BTC e mais um adicional correspondente à taxa de blockchain.

Comunidade Orion Partner

A plataforma costumava chamar os seus usuários de Comunidade Orion Partner. Todos os integrantes deveriam seguir regras para participar, entre elas:

  •     Ter ou abrir conta no URPAY ou Bitcoin.
  •     Não cancelar uma ordem de pagamento que já foi emitida.
  •     Pagar o compromisso em até 24h.
  •     Não exceder 1 doação a cada 10 dias.

Além de tudo isso, todos deveriam estar cientes de que havia prazo máximo de 10 dias para receber uma doação. Deveriam ter ciência de que os bônus prometidos nos pacotes contratados só eram liberados semanalmente, dentre outros detalhes.

Apesar de ter regras e uma aparência de comunidade, a Orion Partner foi acusada de pirâmide financeira e tudo ruiu.

A última grande notícia que se teve sobre a plataforma, que se auto intitulava colaborativa, se deu no noticiário policial. Quando Fabrício Ramos, dono da empresa, atirou em Edivaldo Silva, investidor lesado pela Orion Partner.