Atualizado em 22/06/2023 por Pedro Moraes
Após pescar e matar um tubarão incomum, um pescador foi detido, nesta terça-feira (20), e encaminhado para a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente, localizada na cidade de Fortaleza (CE). O animal pode, inclusive, enfrentar a extinção por causa da pesca predatória.
O tubarão-cabeça-chata foi encontrado na Praia do Titanzinho, no litoral da capital cearense ilegalmente, retirado do mar por um pescador. Policiais do Batalhão do Meio Ambiente realizaram o resgate. A espécie é classificada como “vulnerável de extinção”.
Ao g1, o Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA) comunicou que o animal, de aproximadamente 1,4 metro, estava morto na faixa de areia. Ainda conforme a publicação, o professor adjunto Vicente Faria, da Universidade Federal do Ceará (UFC), explicou que essa espécie tem hábitos costeiros e pode adentrar rios e lagos.
No mais, a retirada indiscriminada desse animal do seu habitat natural modifica de forma representativa o meio ambiente. “Portanto, ela teve a captura recentemente considerada proibida por todo o território nacional”, garantiu o professor.