Atualizado em 01/02/2023 por Pedro Moraes
A presidência da Confederação Nacional das Instituições Financeiras (CNF) será assumida, nesta quinta-feira (2), pelo ex-deputado Rodrigo Maia. Os princípios da entidade abrangem a reunião dos principais protagonistas da indústria financeira do país. Dessa maneira, nos próximos três anos, ele projeta direcionar seu foco para essa missão, bem como representar a entidade nas discussões sobre a agenda econômica do Brasil, de acordo com informações publicadas pelo jornal O Globo.
“Estamos vivendo uma revolução sem precedentes no setor, em todos os segmentos. O ecossistema financeiro é uma grande alavanca para o desenvolvimento. Precisamos dialogar com os Poderes e a sociedade”, analisa Maia.
Nascido em Santiago, no Chile, Rodrigo Felinto Ibarra Epitácio Maia deixou a Câmara após seis mandatos consecutivos. Aos 52 anos, ele foi eleito para assumir seu primeiro mandato de deputado federal aos 28 anos, em 1998. Além disso, o gestor comandou a Câmara dos Deputados de julho de 2016 a fevereiro de 2021.
Durante o mandato dele na Câmara, o Congresso aprovou reformas econômicas representativas como a trabalhista, em 2017, ainda no governo de Michel Temer, e a da Previdência, em 2019, no primeiro ano do governo de Jair Bolsonaro.