João Apolinário Fortuna

Atualizado em 11/11/2022 por Redação

João Apolinário Fortuna é o criador e CEO da Polishop, empresa de varejo com mais de R$ 1 bilhão em vendas anuais. João foi o responsável por criar os valores da empresa através de uma estratégia de marketing multinível, uma prática inovadora na época da fundação da empresa.

Quem é João Appolinário?  Conheça a história do CEO da Polishop 

João Apolinário Fortuna, 

Para quem ainda não o conhece, João Appolinário nasceu em São Caetano do Sul no estado de São Paulo. É sócio fundador da Polishop, gigante do varejo com faturamento anual superior a 1 bilhão de reais. Além disso, João se comporta como um “tubarão ” no programa Shark Tank Brasil. 

Ele iniciou sua vida empresarial ainda jovem como sócio da concessionária de carros da família. Segundo ele, começar a trabalhar desde cedo e desenvolver o espírito empreendedor foram essenciais para sua formação em empreendedorismo.

O ponto chave da carreira veio depois de uma estadia no exterior. Após seu retorno, ele se concentra em vender um produto  para perda de peso. A abordagem (televisão e telefone) não funcionaria, Appolinário apoiou a ideia. Na época, contou com o apoio financeiro do ex-piloto Emerson Fittipaldi, que se tornou o rosto do produto ao lado do aporte financeiro.

Foram vendidos cerca de  600.000 kits nos três anos após o lançamento. Nesse período, Appolinário decidiu fazer novos investimentos. Em 1999 abriu a Polishop pelo pioneirismo na questão do marketing televisivo no país. 

A trajetória de João à frente da empresa, juntamente com algumas características de seu modelo de negócios, faz com que parte do empresariado o veja como o “Donald Trump brasileiro”. 

Apesar de ter começado sua carreira na concessionária de carros da família, seu objetivo sempre foi ser empreendedor, tanto que deixou o negócio para trabalhar em vendas para ganhar seu próprio dinheiro. 

Após um período em Miami, João voltou ao Brasil. 1995. , com foco em investir na venda de um produto para emagrecer. O sucesso da empresa o levou a expandir. No entanto, quando ele  consultou especialistas, eles o aconselharam a mudar seus métodos. Principalmente por causa de sua ideia da televisão como meio de vendas.

No final da década de 1990, João Polishop começou, inicialmente, um negócio de venda de 30 produtos na forma de comerciais para televisão. A estratégia da Appolinário foi explicar detalhadamente o produto  ao consumidor e transmitir a ele  a necessidade e o desejo de ter um produto específico. 

Para isso, comprou espaço em canais menores e sem programação. Pensando em não ter conflitos com grandes varejistas, João focou em alianças com empresas nacionais e produtos importados. Incluindo um acordo com a empresa do boxeador George Foreman. 

Parte da comunidade empresarial vê o empreendedor como um visionário, principalmente no sentido de que ele entendia o marketing multinível em uma época em que não era tão comum. 

Appolinário construiu sua fortuna. Sob a liderança de Appolinário, a Polishop tem faturamento anual superior a R $1 bilhão e  lança 150 produtos anualmente. Além de  seu próprio canal de TV, Polishop TV.

O diferencial de Appolinário 

Appolinário é um tipo diferente de empreendedor. Para administrar o império que criou, ele trabalha 12 horas por dia. 

Por exemplo, o canal que ele criou está no ar 24 horas por dia. O cliente pode ligar e comprar imediatamente. É como se ele tivesse uma revista para casa e flertar com o produto. Até ele ligar para o call center para comprar ele pode então aguardar a entrega ou, se preferir, pode retirar o produto na loja mais próxima.

Está tudo integrado. E Appolinário alega que isso não seria possível em um modelo de franquia pois isso significaria ter que competir contra os próprios franqueados. “Não tenho nada contra franquia, mas não funcionaria para nós”, explica Appolinário.

A Polishop é uma empresa omnichannel, o que significa que atendemos os clientes como eles querem, quando querem, quando querem, em todos os pontos de contato: site próprio, loja física, aplicativos mobile e rede social, call center e representantes de vendas 24 horas um dia, sete dias por semana, o cliente decide.

Merece também destaque o modelo implementado nas lojas dos centros comerciais. Os clientes podem experimentar de  tudo, sentar em uma cadeira, andar na esteira, enrolar o cabelo, tudo sem  compromisso de compra. Appolinário diz querer que seus clientes se sintam em casa em um lugar agradável. 

Certa vez, uma cliente entrou na loja e perguntou se podia experimentar a  Airfryer, que não usa óleo. Ele abriu a bolsa e tirou um saco plástico cheio de camarão temperado e o colocou para fritar.

A combinação de uma boa base de clientes e  vendas por impulso permite à Polishop alcançar um crescimento anual de  dois dígitos, mesmo em anos difíceis. Appolinário acredita que seu modelo omnichannel é o que mais se aproxima do consumidor de hoje e de amanhã. 

Diante disso, a Polishop lança um aplicativo mobile para que o cliente possa capturar o código-chave do produto anunciado na TV ou na revista e realizar uma compra pelo celular.Ele diz gostar de ser inovador. Por outro lado, também adora ficar na frente de uma loja e ver os clientes experimentando os seus  produtos. 

Podemos dizer que João Appolinário é um dos  nomes mais importantes do cenário empresarial brasileiro. Ele deve sua fama  justamente às suas ideias inovadoras, que trouxeram propostas extremamente interessantes para  nossa realidade. Com isso, é inegável que sua conquista mais importante como empresário foi dar origem à marca Polishop. 

Para entender como nasceu esse verdadeiro império, temos que voltar alguns anos na história de João Appolinário.cars.Siga os passos de seu pai. A primeira ideia  de fundar a Polishop surgiu em meados da década de 1990, quando o empresário passou uma temporada no exterior. Um modelo de negócio. Mas naquela época ele ainda não tinha a dimensão do impacto que esse grande projeto teria em sua vida.

 

A proposta de João Appolinário aliada a uma comunicação clara e objetiva. Aproximar os consumidores dos principais benefícios que  sua compra traria para a rotina de muitas pessoas fez do lançamento um verdadeiro sucesso.

Divulgar sua ideia  no Brasil não foi uma tarefa tão fácil, uma vez que desembarcou em nosso país, o empresário contratou uma empresa de marketing para  avaliar o potencial do produto que trouxe, mas as dúvidas e medos logo passaram, substituídos por frustração e desânimo. Isso porque a agência deixou bem claro que o produto proposto não se encaixa no perfil do mercado para atender o público brasileiro.

Os argumentos apresentados pela distribuidora eram de  que a logística necessária para que o produto chegasse aos seus compradores, até porque o preço cobrado de um comprador pela compra seria totalmente inviável e tornaria o investimento um verdadeiro fracasso.

Se não acreditasse em si mesmo e no potencial da ideia que trouxe, João provavelmente  teria perdido a grande oportunidade de iniciar um negócio com recursos e esforços próprios. Os benefícios da dieta que ele oferecia eram muito maiores. 

Além disso, ele acreditava que se as pessoas comprassem seu produto, isso seria suficiente. Hoje, podemos dizer que esse projeto inicial foi fundamental para a ascensão da gigante. 

Ao olharmos mais de perto, é  possível ver que o conceito citado acima é exatamente o mesmo aplicado e utilizado na Polishop desde seus primórdios até os dias atuais.

Como o senso de inovação sempre esteve muito presente em sua vida e com  ele percebeu que manter os mesmos canais de distribuição por meio  de canais diferenciados poderia fazer a grande diferença para  sua empresa de varejo, a eficiência desse método era tão grande que as empresas afetadas começaram a usar esse meio para vendas. Assim, o aumento de seus ganhos e resultados foi realmente gigantesco. 

Obter todos os benefícios do seu produto em um tempo muito curto de apenas 30 segundos foi um verdadeiro desafio. Além disso, em  houve mais uma coisa que vai contra os planos de John.As demais empresas de televendas que atuavam no Brasil na época não tinham experiência suficiente e, portanto, afetaram o serviço que ofereciam ao público.

Qual a fortuna de João Appolinário?

Essa é uma pergunta que muitos se fazem, afinal, além de ser um empresário de sucesso de uma das empresas mais bem conceituadas no Brasil, Appolinário também é um dos tubarões no Shark Tank. Fato que o tornou ainda mais famoso entre o público em geral. João Appolinário é um dos integrantes fixos do elenco Shark Tank.

O patrimônio líquido de Appolinário é um mistério, mas o faturamento anual estimado de sua principal empresa é de R $1 bilhão. No início de 2020, antes da pandemia, a Forbes informou que a Polishop tinha 3.500 funcionários, cinco emissoras de televisão e uma fábrica em Manaus.

Porém, sabemos que essa não é a grande conquista desse grande empreendedor. Ao examinar a trajetória de João Appolinário como empresário à frente da Polishop, pode-se atestar o enorme impacto que  sua atuação teve no mercado brasileiro. 

Suas falas provocaram mudanças importantes no comportamento social e também no mercado como um todo. Observando todas as suas conquistas, pode-se afirmar que  sua  descoberta mais importante como empreendedor é justamente entender a importância de  trazer inovação constante na vida das pessoas para trazer pessoas.

 

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