Tether volta a ser alvo de investigação nos Estados Unidos, relata Bloomberg

0
Tether volta a ser alvo de investigação nos Estados Unidos, relata Bloomberg

A Tether, empresa emissora da stablecoin USDT, de acordo com a revista Bloomberg, está novamente na mira da justiça dos Estados Unidos. Desde 2021 a empresa tem sido alvo de investigações sobre as suas primeiras operações bancárias, em que, de acordo com a acusação, não deixava claro que seu foco era o mercado de criptomoedas.

De acordo com uma reportagem feita pela revista e que foi publicada no último dia 31, segunda-feira, o Departamento de Justiça dos Estados Unidos está se movimentando para retomar uma investigação que trata de uma possível fraude bancária que foi cometida pela empresa em suas primeiras operações.

Fontes ouvidas pela revista disseram que a investigação tem, desde seu princípio, foco em controversas relações da Tether com bancos, o que fez com que as atenções dos órgãos de regulação recaíssem sobre a empresa no ano passado.

Em uma notícia dada pelo CriptoFacil, ainda em 2021, alguns promotores federais sediados em Washington emitiram alertas para altos funcionários da Tether, informando que eles poderiam ser, em um futuro próximo, acusados por enganar, pelo menos de forma suposta, os bancos que estavam sendo utilizados pela empresa para fazer a movimentação de dinheiro.

De forma mais precisa, os promotores federais têm como seu objeto de análise no processo contra a Tether os primeiros dias de operação da empresa, quando, supostamente, os empresários ocultaram de bancos informações bastante relevantes a respeito das transações bancárias que efetuavam.

O Departamento de Justiça, ainda na ocasião, apurou que os executivos realmente cometeram fraudes ao ocultar o fato de que as transações da empresa estavam, de alguma forma, ligadas às criptomoedas.

Saiba mais: Apple passa a permitir NFTs na App Store, desde que não liberem conteúdo extra

Tether se posiciona contra a Bloomberg por meio de nota

A Tether publicou, em uma nota, uma resposta às reportagens feitas pela Bloomberg, afirmando que a agência de notícias está “desesperada” por atenção do mercado, mas que não o entende e tampouco o conhece.

Essa foi uma tentativa, de acordo com a Tether, de manchar a reputação da empresa junto ao mercado, sendo que a Tether é, hoje, um dos mais importantes players desse mercado. dessa forma, a empresa vem apontando reiteradamente que a Bloomberg “requenta” notícias antigas e que elas não são nem verdadeiras e muito menos factuais.

As duras críticas da Tether em resposta à Bloomberg também deixaram um espaço para que a empresa pudesse afirmar que tem colaborado de forma irrestrita com todas as forças de aplicação da lei, em todo o mundo, o que inclui, portanto, o Departamento de Justiça americano.

De acordo ainda com a Tether, essa sua forma de atuação faz parte do compromisso da empresa em atuar de forma responsável, transparente e em regime de cooperação com todos os órgãos de justiça que se apresentam em todo o mundo.

Por fim, a empresa ainda afirmou que o levantamento feito pela Bloomberg se relaciona à Bitfinex.

Saiba mais: Battlestar Galactica chega ao mercado dos games baseados em blockchain

 

Não há posts para exibir

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui