Mesmo com o mercado de criptoativos em baixa, o XRP se descola e sobe 8% na última semana. A valorização da criptomoeda pode estar ligada com a proximidade pelo fim do processo que a SEC move contra a Ripple, nos Estados Unidos, há dois anos.
Enquanto o Bitcoin abria o mercado do último dia 25 pelo segundo dia em estabilidade e enquanto os investidores norte-americanos estavam voltando do feriado de Ação de Graças e se preparando para um varejo aquecido para a Black Friday, quem figurava em uma posição bastante tranquila, mesmo em um mercado cheio de altos e baixos ao longo deste ano era o XRP.
O XRP tem sido foco de um grupo de investidores, que vem tentando segurar o valor do ativo, comprando criptomoedas em momentos mais críticos, fazendo com que o seu valor de mercado continue a se manter estável.
Essa posição de compradores tem fomentado a busca do XRP para se tornar um ativo muito mais estável, mesmo com o processo que a SEC move contra a Ripple, emissora do token, nos Estados Unidos.
Saiba mais: Ethereum: Validadores da rede faturaram com o colapso da FTX; Entenda
Onda de valorização faz com que o XRP se posicione entre os criptoativos com maior valor de mercado em 2022
Atualmente, dentre os criptoativos com maior valor de mercado, o XRP vem se destacando com uma alta de 8% semanal, em meio a um momento bastante interessante do processo que a SEC vem movendo contra a Ripple, emissora da criptomoeda.
O processo vem se desenrolando há dois anos e o tema central da tese da SEC é o de que o XRP pode ser tomado como um valor mobiliário.
No entanto, ao longo deste ano, o processo tem sido marcado por sequências de vitórias da Ripple em relação à SEC, conseguindo o feito de provar que uma criptomoeda não pode ser considerada, pelo menos não nessas circunstâncias específicas, como um valor mobiliário.
Na próxima quarta-feira, dia 30, SEC e Ripple voltam a se encontrar nos tribunais.
Há uma expectativa bastante grande do mercado de que esse novo encontro resulte em um acordo bastante vantajoso para a criptomoeda. Isso se dá, sobretudo, por conta de diferentes documentos que a defesa foi capaz de juntar e que parecem ser bastante vantajosos para a Ripple.
No entanto, caso isso não ocorra da forma esperada por todos nesse momento, uma nova audiência está marcada para o dia 5 de dezembro, em que provas poderão ser novamente discutidas em juízo.
Ao longo deste processo a Ripple sofreu com a desconfiança de investidores, sobretudo motivados pelas acusações bastante duras que a SEC fez contra a empresa emissora do XRP.
Ainda assim, ao longo deste ano, a Ripple pode comemorar algumas vitórias, estando, sobretudo, hoje entre os 10 ativos com maior valorização do mercado.
Saiba mais: Bitcoin e Ether despencam pelo segundo dia com o temor do mercado pela quebra do Genesis