Atualizado em 02/10/2023 por Ana Luiza
Em meio à revolução tecnológica em curso, o mundo se vê diante de uma transformação sem precedentes com a ascensão do metaverso, um espaço virtual coletivo que está redefinindo a forma como interagimos, trocamos valor e prosperamos na era digital. A Visa (NYSE: V) lançou um novo relatório de pesquisa intitulado “Desbloqueando o potencial do metaverso”, que prevê um futuro excitante e aponta áreas-chave que impulsionarão essa revolução digital.
Fundamentado em pesquisas extensas e lições aprendidas durante o último ano de trabalho da Visa no campo da Web3, juntamente com informações exclusivas de consumidores e entrevistas com especialistas do setor, o Centro de Inovação da Visa para a América Latina e o Caribe, em parceria com a Payments and Commerce Market Intelligence (PCMI), liderou a criação deste relatório abrangente. Ele oferece uma visão detalhada do metaverso, suas perspectivas futuras e como a convergência da Web3, computação espacial, realidade virtual (RV), realidade aumentada (RA) e inteligência artificial generativa (IA) moldará nossas vidas.
Roberta Isfer, Diretora Executiva de Inovação da Visa para a América Latina e o Caribe, destacou: “Este relatório oferece uma base para todas as partes interessadas moldarem coletivamente o futuro do metaverso, criando experiências verdadeiramente imersivas e interconectadas. Com os avanços recentes, especialmente na computação espacial, o metaverso está se tornando rapidamente uma realidade tangível, e na Visa, estamos focados em desbloquear todo o seu potencial.”
Três Oportunidades-Chave Emergem
O relatório da Visa destaca que o metaverso está prestes a ser impulsionado por três oportunidades cruciais: jogos eletrônicos, comércio e varejo, e educação. À medida que as marcas e empresas abraçam essa tecnologia, a pesquisa ressalta a importância de uma abordagem gradual para educar os consumidores, desenvolver casos de uso viáveis e garantir a segurança.
Lindsay Lehr, Diretora Geral da Payments and Commerce Market Intelligence, enfatiza: “Com a Web3 e o metaverso, casos de uso do mundo real poderão ocorrer em mundos virtuais, desbloqueando novas fontes de liquidez, riqueza, comércio e negócios. O aumento do uso de blockchain e moedas digitais no comércio físico do mundo real e na Web2 naturalmente abrirá portas para o metaverso.”
Visa: Tecnologia disruptivas moldando o futuro
O futuro do metaverso está sendo moldado por tecnologias disruptivas que se unem para criar experiências imersivas e interconectadas. A integração de Web3, computação espacial, RV/RA e IA generativa oferece um potencial transformador. Isso permitirá que consumidores e empresas entrem em ambientes totalmente simulados, criem conteúdo de forma autônoma e tenham total controle de seus ativos e identidades digitais por meio de redes de blockchain em plataformas Web 3.0.
No entanto, para elevar o metaverso a novos patamares e liberar todo o seu potencial, o relatório enfatiza a necessidade de esforços coletivos para aprimorar a experiência do usuário, garantir a acessibilidade econômica de dispositivos de RV/RA, promover a inclusão, garantir a interoperabilidade, escalabilidade e desenvolver marcos regulatórios sólidos para a identidade digital.
O metaverso promete uma revolução na forma como vivemos, trabalhamos e nos relacionamos digitalmente. À medida que exploramos esse território em constante evolução, as oportunidades são vastas, e a Visa está na vanguarda, determinada a desbloquear todo o potencial desse universo digital em expansão.
Leia também: