Atualizado em 20/12/2023 por Redação
Época de reunir a família e os amigos, o Natal é também uma ocasião para comer e beber bem. Por esse motivo, a ceia costuma ser pensada com bastante carinho. Para muitas pessoas, esse é o momento ideal de abrir aquele vinho especial e caprichar nas receitas.
Como existem diferentes tipos de vinhos, é importante prestar atenção para fazer uma boa harmonização. Vale notar que há bebidas que combinam mais com massas, outras com carnes brancas e até as que são perfeitas para criar drinks. Confira a seguir algumas dicas para acertar nessa escolha e aproveitar ao máximo a ceia de Natal!
Lembre-se dos gostos dos convidados
Já que o vinho será um dos ingredientes principais da ceia é importante que ele agrade o público. Há quem prefira vinhos mais doces e quem só beba uma taça na hora do brinde. Além de entender o que os convidados gostam, é importante pensar nas quantidades, para que não falte e, se possível, não sobre várias garrafas abertas.
Pesquise um pouco sobre as harmonizações
Outro aspecto que pode ser considerado é o que será servido, pois cada prato combina melhor com um vinho. As carnes vermelhas, por exemplo, são mais valorizadas quando servidas com vinho tinto – que pode ser seco ou suave. Por sua vez, peixes e frangos ficam ainda mais saborosos se apreciados com vinhos brancos.
Vale pensar ainda no que combina mais com as temperaturas altas brasileiras. Apesar de o vinho tinto ser bastante querido por muitas pessoas, ele é mais robusto e servido à temperatura ambiente, por isso, é ideal para locais mais amenos. Caso o evento seja em um ambiente quente, e sem ar-condicionado, por exemplo, o branco e o rosé podem ser mais interessantes.
Além do mais, como o Natal costuma ser um encontro que se estende por muitas horas, é normal que haja uma ingestão maior da bebida. Novamente, os vinhos mais leves são mais indicados para situações desse tipo.
Tenha cuidado com a qualidade
Nem sempre um vinho caro tem mais qualidade ou agrada a todos. Há garrafas com preço intermediário que costumam ser bastante saborosas e sem afetar tanto o orçamento. Vale buscar referências na internet e conferir até rankings com vinhos que passaram por testes.
Muitas vezes, os testes divulgados não são realizados apenas com base em gosto pessoal, mas em técnicas específicas. A titulação é uma das principais, e que permite identificar o nível de acidez e, consequentemente, sua sensação de frescor.
Escolha algo especial para brindar
Embora seja possível brincar com qualquer vinho – inclusive com bebidas não alcoólicas – é interessante notar que há garrafas específicas para esse momento. São os vinhos espumantes, que têm o champagne como seu principal representante.
Em muitas famílias, o champagne só é apreciado durante o brinde, por esse motivo, pode não ser o caso de comprar várias garrafas. Um aspecto interessante é que, apesar da bebida ser associada com sofisticação, é possível encontrar bons exemplos nacionais e que não custam caro. Entre os melhores champagnes brasileiros estão Salton, Garibaldi e Casa Valduga, que saem em média por R$ 60.
Armazene as garrafas com atenção
Como a geladeira costuma ficar cheia de pratos nos dias que antecedem o Natal, algumas pessoas esquecem de gelar o vinho, priorizando os refrigerantes e suco. Para evitar que a bebida não esteja em uma temperatura pouco agradável, vale a pena, pelo menos uma hora antes do evento, colocar as garrafas dentro de um balde com gelo. Isso será o suficiente para deixar os vinhos refrescantes, principalmente em uma época tão quente quanto o verão.
Caso sobre bebida na garrafa, é interessante ter uma menor para fazer o correto armazenamento do vinho. Porém, quem não tiver pode apenas fechar a garrafa que foi aberta com a rolha original. Vale notar que o sabor é alterado com o passar dos dias, então, quanto antes for o consumo melhor. Para quem puder adotar uma solução mais sofisticada, é válido adquirir e usar uma bomba a vácuo para fechar a garrafa da melhor maneira.
Escolher um vinho nunca é uma tarefa simples, ainda mais diante de tantas marcas que existem no mercado. Mas, como é uma bebida associada à confraternização, vale a pena dedicar um pouco mais de tempo para escolher a garrafa ideal para o Natal.