Atualizado em 17/04/2024 por Ana Luiza
Na terça-feira (16), a Fundação Drift, responsável pelo Drift Protocol, uma plataforma de futuros perpétuos de swap baseada na Solana, revelou planos para lançar o token de governança da plataforma, DRIFT. A novidade é acompanhada pela distribuição gratuita de 10% do fornecimento total de tokens DRIFT para carteiras qualificadas.
Distribuição de Tokens DRIFT
De acordo com a Fundação Drift, o fornecimento total de tokens DRIFT será dividido da seguinte forma:
- 53% para a comunidade;
- 43% para o desenvolvimento do ecossistema e recompensas de negociação;
- 10% para o airdrop mencionado anteriormente.
Com um fornecimento total de 1 bilhão de tokens DRIFT, isso significa que 100 milhões de tokens serão distribuídos aos usuários.
O Futuro Descentralizado da Drift
A Fundação Drift descreve o token DRIFT como o primeiro passo em direção à descentralização da plataforma, permitindo que os usuários assumam um papel ativo na administração do protocolo. Cindy Leow, co-fundadora da Drift, indicou ao Decrypt que o airdrop do token DRIFT acontecerá “em questão de semanas”.
O airdrop coincide com o lançamento do Drift DAO, que incluirá o Realms DAO, responsável pelo desenvolvimento do protocolo Drift, um conselho de segurança para monitorar taxas e atualizações, e o Futarchy DAO, que financiará projetos do ecossistema Drift.
Participação e Votação
Detentores de tokens DRIFT poderão participar ativamente e votar através do token, influenciando o futuro do protocolo. A Fundação Drift supervisionará e implementará as decisões tomadas pelos detentores de tokens do DAO.
Sobre o Drift Protocol
Lançado em outubro de 2021, o Drift Protocol é a principal exchange de futuros perpétuos de swap na Solana. Até o momento, a DEX registra um volume de negociação acumulado de mais de US$ 21 bilhões, com 16,2 milhões de negociações e 181.861 usuários.
Em janeiro, a Drift introduziu um programa de recompensas distribuindo 100 milhões de pontos Drift semanalmente. Agora, a Drift anunciou o encerramento do programa, com a última distribuição de pontos contabilizando todo o volume de negociação até 18 de abril.