Executivo da Binance Fugitivo da Nigéria Localizado no Quênia e Pode Ser Extraditado

0
Executivo da Binance Fugitivo da Nigéria Localizado no Quênia e Pode Ser Extraditado

Atualizado em 17/04/2024 por Ana Luiza

No último fim de semana, autoridades nigerianas anunciaram que Nadeem Anjarwalla, o executivo da Binance que escapou da custódia no final de março, foi encontrado no Quênia. Agora, o foco está na sua prisão e possível extradição, segundo informou uma fonte próxima ao governo da Nigéria, sob anonimato, a veículos de imprensa.

A tarefa de captura envolve uma força-tarefa conjunta, composta pela Comissão de Crimes Econômicos e Financeiros, Polícia Criminal Internacional, Força Policial da Nigéria e Serviço de Polícia Queniano, conforme relatado pelo Daily Post, um site local.

“Estamos em contato com as autoridades do Quênia para trazê-lo de volta à Nigéria”, disse a fonte, destacando os esforços em andamento para garantir a cooperação internacional na questão.

Entretanto, a execução da prisão enfrenta obstáculos, como mencionou um funcionário do Directorate of Criminal Investigations do Quênia. Ele explicou que a detenção de Anjarwalla não é simplesmente uma questão de cumprir um pedido, pois há considerações processuais a serem observadas. Além disso, ele ressaltou que a família Anjarwalla é influente e conta com o apoio de figuras poderosas.

Nadeem Anjarwalla e Tigran Gambaryan, outro executivo da Binance, foram detidos em fevereiro pelas autoridades nigerianas. Isso ocorreu no contexto de uma investigação mais ampla sobre a Binance, suspeita de facilitar atividades ilícitas em suas plataformas.

Antes das prisões, o acesso ao site da exchange foi bloqueado pelas autoridades nigerianas, resultando em uma série de confrontos entre o governo e a empresa.

A Crise da Binance na Nigéria: Uma Retrospectiva

A crise entre a Binance e o governo nigeriano teve início em fevereiro, quando autoridades anticorrupção e de segurança lançaram uma investigação sobre as operações da plataforma. Posteriormente, o acesso ao site da exchange foi bloqueado, desencadeando uma série de eventos:

  • 28 de fevereiro: Tigran Gambaryan e Nadeem Anjarwalla foram detidos após viajarem para a Nigéria, tendo seus passaportes apreendidos.
  • 5 de março: A Binance suspendeu seus serviços na Nigéria e retirou a moeda local, deixando milhões de usuários sem opções de investimento.

A crise culminou na fuga de Anjarwalla em março, seguida por uma série de ações legais e a detenção de Gambaryan. O caso continua em desenvolvimento, com implicações legais e diplomáticas significativas para todas as partes envolvidas.

Não há posts para exibir

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui