Dificuldade de Mineração do Bitcoin Atinge Recorde em Último Ajuste Antes do Halving

0
Dificuldade de Mineração do Bitcoin Atinge Recorde em Último Ajuste Antes do Halving

Atualizado em 11/04/2024 por Ana Luiza

Na corrida frenética pelos últimos blocos lucrativos de Bitcoin antes do próximo halving, os mineradores enfrentam uma escalada na dificuldade de mineração. O último ajuste, ocorrido na quarta-feira (10), registrou um aumento de 3,9%, estabelecendo um novo marco de 86,3 trilhões, conforme relatórios do Mempool.

O Significado do Recorde

A complexidade de minerar blocos de Bitcoin é ajustada automaticamente pelo protocolo a cada 2.016 blocos, o que equivale a aproximadamente duas semanas. Esse processo visa garantir que um bloco seja adicionado à rede a cada dez minutos, independentemente do número de mineradores ativos. Contudo, com o próximo ajuste previsto para coincidir com o halving do Bitcoin, agendado para 20 de abril, os mineradores estão correndo para assegurar a recompensa atual de 6,25 BTC por bloco antes que ela seja reduzida pela metade.

Impacto no Hashrate

O aumento da dificuldade de mineração para níveis inéditos é um indicativo do esforço concentrado dos mineradores em maximizar seus retornos antes do próximo corte nas recompensas. Este fenômeno se reflete também no hashrate do Bitcoin, que atingiu uma média histórica de 615 EH/s (exahashes por segundo) na quarta-feira (10).

Tendências de Longo Prazo

Os dados sugerem uma tendência contínua de aumento tanto na dificuldade de mineração quanto no hashrate do Bitcoin ao longo do ano. Desde o início de 2024, a dificuldade subiu cerca de 20%, enquanto o hashrate cresceu 24%.

Perspectivas Futuras

Com base nas projeções do Hash Rate Index, o preço do hash do Bitcoin, que atualmente está em torno de US$ 0,11 por TH/s, espera-se que seja reduzido pela metade imediatamente após o halving. Esta métrica, cunhada pela empresa de serviços de mineração de Bitcoin, Luxor, quantifica o valor esperado que um minerador pode obter de uma quantidade específica de poder de hash.

Enquanto os mineradores se preparam para o halving iminente, a comunidade de criptomoedas observa com interesse as ramificações desses eventos no mercado e na rede do Bitcoin.

Não há posts para exibir

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui