Monkeypox: MS cadastra laboratórios para diagnóstico

0
Monkeypox: MS cadastra laboratórios para diagnóstico
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Atualizado em 27/09/2022 por Pedro Moraes

O Ministério da Saúde comunicou que cadastrou sete novos Laboratórios Centrais de Saúde Pública (Lacens) para fazer testes diagnósticos de varíola dos macacos, também chamada por monkeypox.

“A partir de agora, Bahia, Goiás, Santa Catariana, Ceará, Pernambuco, Paraná e Espírito Santo também terão capacidade para fazer a análise das amostras. Com isso, a pasta garante maior celeridade à identificação do vírus, que é monitorado desde que foi detectado pela primeira vez no país, em junho de 2022”, afirmou a pasta.

Anteriormente à ampliação, os exames já aconteciam por parte dos Lacens de Minas Gerais, São Paulo, Distrito Federal, Rio Grande do Sul, assim como dos laboratórios de referência da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro e no Amazonas, da Universidade Federal do Rio de Janeiro e do Instituto Evandro Chagas, no Pará.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, até a última terça-feira (20), cerca de 7.115 casos da infecção viral já haviam sido registrados em todo o país. Nos estados de São Paulo (3.548), Rio de Janeiro (963), Minas Gerais (446), Goiás (415) e Ceará (247), a maioria dos casos foram confirmados.

Acima de tudo, o diagnóstico é realizado exclusivamente por teste molecular do tipo PCR, mesma tecnologia dos testes de Biomanguinhos, da Fiocruz, aprovados pela Anvisa. Já no quadro dos testes de Biomanguinhos, a previsão inicial de aquisição pelo Ministério da Saúde é, a princípio, de 60 mil kits, quantitativo que pode variar mediante a disponibilidade.

Não há posts para exibir

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui