Apple passa a taxar NFTs comercializados em sua loja e a tarifa é de 30% do valor do ativo

0
Apple passa a taxar NFTs comercializados em sua loja e a tarifa é de 30% do valor do ativo

Atualizado em 27/09/2022 por Ana Luiza

A decisão da Apple de taxar as vendas de criptoativos feitas a partir da sua loja em 30% tem causado revolta em executivos do ramo de games baseados em blockchain. O primeiro a se manifestar contra a decisão da empresa foi Tim Sweeney, CEO da Epic Games.

Em sua fala, o CEO da produtora de jogos afirmou que essa decisão da Apple veio para esmagar uma indústria absolutamente promissora, mas que agora se torna inviabilizada com as taxas massivas aplicadas sobre as vendas, gerando uma espécie de imposto incombatível.

Para termos de comparação, apenas, outra gigante no mercado de NFTs, a OpenSea, um dos marketplaces mais importantes do mercado de criptoativos tem a sua taxa de comissão fixada em apenas 2,5% sobre o valor de venda do ativo, independente do seu valor.

No mercado foi bastante grande a animação quando a gigante da tecnologia, a Apple, decidiu que abriria as portas do seu mercado de aplicativos para os NFTs. No entanto, a luz jogada sobre o tema logo se esvaneceu, dado que a empresa decidiu por essa taxação.

Atualmente, a Apple conta com mais de um bilhão de usuários de iPhone em todo o mundo, o que é simboliza uma grande oportunidade para os projetos de NFTs que tentarem viabilizar a publicação na AppStore, mesmo com a taxa de 30% sendo cobrada sobre a intermediação da venda.

Saiba mais: Dogecoin entra na mira de grandes baleias e a expectativa de alta aumenta no mercado

Para o mercado, a comissão exigida pela Apple é muito elevada

Ainda que o mercado da Apple seja realmente muito interessante para as empresas, são muitas aquelas que estão atuando de forma a limitar as funcionalidades dos seus aplicativos que combinem NFTs em sua estrutura, fazendo com que haja uma perda importante em relação até mesmo à sua atratividade para o mercado.

E isso, para piorar, está ocorrendo mesmo com as empresas fazendo contrapropostas para a Apple em relação às taxas cobradas, que são consideradas inflacionadas.

Nem mesmo gigantes do mercado de entretenimento, tal qual a Epic Games, passaram imunes à decisão da Apple a respeito da tributação dos NFTs.

De acordo com o CEO da Epic Games, “a Apple deve ser parada”, em uma sequência de tweets.

No entanto, nem todas as reações do mercado foram negativas em relação à taxação dos NFTs promovida pela Apple.

De acordo com Gabriel Leydon, CEO da Limit Break, a aceitação da Apple pode sair caro, mas abre as portas dos seus títulos para mais de um milhão de jogadores em todo o mundo, o que, na prática, pode fazer bastante sentido em relação à taxa paga.

Os mercados de NFTs que operam na App Store, neste momento, pelo menos, têm funções bastante limitadas, o que pode ser explicado também pela alta taxa cobrada pela empresa enquanto comissão sobre vendas.

Saiba mais: XRP atinge 43% de valorização na semana e o processo entre Ripple e SEC deve chegar ao fim

 

Não há posts para exibir

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui