Atualizado em 06/10/2022 por Ana Luiza
O mercado de NFTs em 2022, mesmo com as vendas crescentes e fortes do primeiro semestre, acabou por apontar um declínio com o avanço do ano, chegando, em setembro, a uma queda de 99% em volume de negociações em relação ao pico, ocorrido em primeiro de maio, de acordo com dados do principal marketplace de NFTs, a OpenSea.
Mesmo com um forte início em 2022, alguns pontos negativos podem ser levantados no espaço de NFTs do mercado de criptoativos.
No começo do ano, o valor dos NFTs da principal coleção do mercado, a Bored Ape Yacht Club ficaram abaixo de 100 mil dólares, pela primeira vez desde a sua ascensão. Recentemente, o BAYC – que acaba por servir como uma espécie de termômetro do mercado – acabou por ter seu menor valor de todos os tempos em 73 Ether, na OpenSea.
Neste mesmo ano vimos também investidores perdendo seus criptoativos por erros crassos de precificação, que fizeram com que o valor dos NFTs fosse módico.
Em relação ao começo do ano, o volume de ativos negociados na OpenSea caiu quase 99% quando comparado ao mês de maio, quando alcançou um volume de 405 milhões de dólares. Em setembro, em sua mínima histórica, o volume de transações foi de apenas 10 milhões de dólares.
Mesmo com esses baixos volumes em termos de negociação, os NFTs continuam a ter uma visibilidade bastante significativa, o que é importante para o mercado como um todo.
Como será o futuro dos NFTs?
São muitos os profissionais do setor de criptoativos que apontam que o mercado de NFTs continuará a existir, mas que, com o tempo, passará a ter funções bastante diferentes daquelas que conhecemos agora.
Conforme se expandir, esse mercado também passará a ter novos papéis na economia digital como um todo, chegando a valer, até 2030, mais de 230 bilhões de dólares.
Isso se deve, sobretudo, à adoção dos criptoativos em indústrias de videogame, de artes digitais e colecionáveis e de música.
O mercado, de longo prazo, ainda se mantém otimista em relação a esse tipo de ativo digital, sobretudo porque apontam para um futuro em que poderão ter um peso maior na realidade como um todo, sobretudo por ser um tipo de tecnologia que abre portas importantes mesmo entre empresas comuns e usuários comuns, que poderão tokenizar qualquer tipo de coisa e fornecer seus direitos sobre ela em um formato digital, enquanto vantagem ou até mesmo benefício.
Além disso, os NFTs já estão sendo introduzidos pouco a pouco em nossa “vida real”. Até mesmo a rede de cafés Starbucks já está com um projeto de emissão de NFTs para fazer com que seja possível participar do seu programa de fidelidade. Outras empresas como a Campari, um dos grandes nomes da coquetelaria mundial, já participa também ativamente desse mercado.