O encerramento de forma abrupta de um projeto da CNN envolvendo criptoativos levou a sua comunidade a acusar a rede de comunicação de perpetrar um golpe.
De acordo com um comunicado feito no último dia 11 de outubro, terça-feira, a rede TV e comunicação CNN decidiu colocar um fim em seu experimento voltado para web3. A própria rede divulgou o encerramento do projeto que envolvia criptoativos em forma de NFTs.
A declaração que também foi compartilhada no Twitter trata especificamente do projeto Vault e comunica que ele teria sido encerrado definitivamente pela emissora. No entanto, nenhuma explicação mais direta ou explícita foi dada para o acontecimento, que, por óbvio, revoltou a comunidade da rede de comunicação e as pessoas que haviam adquirido NFTs do projeto.
O projeto em questão, chamado Vault, foi criado em 2021 e ofereceu uma coleção de NFTs à comunidade da CNN e tinha por missão celebrar os grandes eventos que já foram apresentados em noticiários da emissora.
Vault foi criado e lançado muito mais como um experimento envolvendo NFTs, que deveria durar apenas seis semanas. No entanto, o apoio recebido pela CNN por meio da sua comunidade acabou por expandir o projeto para algo realmente muito maior, disse a equipe responsável pelo projeto em uma nota oficial – em tradução livre.
No entanto, o anúncio original que havia sido feito no ano passado pela agência de notícias deixava bastante claro que a própria emissora esperava que o projeto fosse muito mais duradouro e prometia até mesmo distribuição futura de NFTs, que deveriam incluir mais tópicos e, ainda, formatos.
A comunidade da CNN classifica o projeto como um rug pull
Não foram poucos os usuários e a comunidade da CNN que ficaram surpresos e, até mesmo, em uma espécie de choque quando o servidor do Vault foi encerrado de forma abrupta no Discord do projeto, o que aconteceu momentos depois do anúncio ter sido feito. E, como resultado disso, não foram poucos aqueles que classificaram esses eventos como um rug pull feito pela CNN.
Isso fica ainda mais evidente porque, segundo relatos de pessoas que participavam ativamente da comunidade, até o mês passado existia algum suspense em relação ao lançamento de alguns recursos novos e até mesmo se cogitava uma nova distribuição de NFTs.
Em todos os documentos que foram hospedados no site do projeto, todos os recursos e benefícios exclusivos que a CNN concederia aos detentores de NFTs do projeto encontramos “em breve”, sinalizando que, portanto, ainda não havia nada de concreto em relação às coleções e aos benefícios que seriam concedidos aos investidores e entusiastas da rede, que haviam comprado seus NFTs.
Chateados, vários consumidores e colecionadores passaram a fazer questionamentos à CNN, questionamentos estes que foram respondidos por um funcionário da emissora de nome Jason, no Discord. Segundo o funcionário da emissora responsável por responder às perguntas, haverá, ainda, uma forma de distribuição para atender e compensar aqueles que compraram os NFTs da CNN.
De acordo com Jason, essa distribuição será feita ou em tokens FLOW ou, ainda, por meio de stablecoins que serão devidamente depositadas nas carteiras de cada um dos colecionadores.
Até o momento, disse ainda Jason, a CNN está trabalhando nos detalhes, mas ainda se espera que o valor dessa distribuição será de aproximadamente 20% do valor pago pelo mint de cada um dos NFTs do Vault.
Conheça a história do projeto Vault
O Vault foi lançado no verão de 2021 e, na ocasião, a CNN disse que esse projeto representava uma grande oportunidade para que colecionadores pudessem adquirir um pequeno pedaço da história.
Para viabilizar o Vault, a CNN fez uma parceria com uma startup, a Infinite Objects para, então, fornecer para alguns compradores selecionados, um estojo físico para que fosse possível mostrar as aquisições de forma física dentro das suas casas, bem como em páginas de usuários dentro do ecossistema Vault.
O que destacava o projeto, de alguma forma, era o fato de que não era necessário fazer a aquisição de uma criptomoeda para adquirir o NFT da Vault, pois os pagamentos eram coletados, todos, via Stripe. O projeto como um todo foi construído na blockchain Flow – o que justifica a escolha da criptomoeda para que sejam distribuídos, caso se confirme, valores indenizatórios para investidores.