Índia está se preparando para lançar a sua própria moeda digital, a E-Rupia

0
Índia está se preparando para lançar a sua própria moeda digital, a E-Rupia
Indian Woman Carrying on Head Goat Taj Mahal Concept

Atualizado em 18/10/2022 por Ana Luiza

Ainda a ser lançada pelo Banco Central da Índia, a criptomoeda própria do governo será testada, por enquanto, em projetos-piloto de caráter limitado.

O Banco de Reserva da Índia – Reserve Bank of India -, ou o banco central indiano, está propondo um projeto-piloto da sua própria criptomoeda, um CBDC – moeda digital de banco central -, de acordo com um artigo que foi divulgado pela instituição no último dia 7 de outubro, sexta-feira.

De acordo com o que foi noticiado, em uma nota conceitual, o banco central da Índia tratou da sua visão para a criação de uma versão digital da Rúpia Indiana, a moeda fiduciária do país, que recebeu o nome de E-Rupee no artigo.

Além disso, o texto também explica qual a lógica de funcionamento para a implementação de uma moeda digital de banco central local, bem como seria esse ativo implementado e testado em diferentes fases.

Essa notícia que nos chega a partir da Índia traz alguns indícios interessantes sobre como os Bancos Centrais de todo o mundo estão se articulando e demonstrando interesse em criar e publicar as suas próprias criptomoedas, as CBDCs, como uma alternativa mais viável ao papel-moeda. Alguns dos países que propõem algo parecido são Brasil, Estados Unidos e Austrália.

O documento do banco central da Índia também cita a China e outros 16 países que também estão testando suas próprias versões de CBDCs como um grande avanço na forma de fazer negócios locais e de melhorar a circulação do dinheiro em território nacional.

Saiba mais: Solana: De acordo com relatório da Nansen, volume de transações com SOL ultrapassam outras redes DeFi

Índia se coloca na vanguarda de um grande movimento que deve mudar a natureza do dinheiro, bem como as suas funções

Atualmente, a Índia se coloca como uma vanguarda de um movimento que é um grande divisor de águas quando se trata da evolução de uma moeda que poderá, se digitalizando, mudar rumos da natureza do dinheiro, bem como das suas funções em nossa sociedade, cada vez mais digitalizada.

As moedas CBDCs estão sendo cada vez mais vistas como uma grande invenção e bastante promissoras, figurando tanto no mercado quanto na sociedade como um próximo passo na progressão e na evolução de moedas soberanas.

É nesse cenário que o RBI, banco central da Índia, pretende e já planeja o lançamento da E-Rupee em alguns projetos pré-selecionados e limitados, com a clara intenção de implementar a criptomoeda baseada

Não há posts para exibir

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui