Atualizado em 15/12/2022 por Ana Luiza
De acordo com publicação da Ethereum, tanto o hardfork Shanghai quanto a liberação dos tokens ETH em staking serão iniciados em março do ano que vem.
Os desenvolvedores do Ethereum (ETH) anunciaram que o próximo hard fork da rede, chamado “Shanghai”, deve ser iniciado em março de 2023.
A atualização incluirá a Proposta de Melhoria do Ethereum (EIP) número 4895, que permitirá saques da Beacon Chain, a cadeia onde os usuários depositam ETH para ajudar na segurança da rede e recebem recompensas pelo processo chamado de staking.
Os desenvolvedores do Ethereum também concordaram em tratar da implementação do EVM Object Format (EOF) na próxima atualização, que é uma coleção de EIPs que atualizam a Ethereum Virtual Machine (EVM), o software que permite a execução de smart contracts.
As propostas de melhoria incluídas são EIP 3540, EIP 3670, EIP 4200, EIP 4570 e EIP 5450. A ideia é implantar o EOF no início do ano, mas se as coisas complicarem, a equipe concordou em adiar o EOF para o final do ano, já que a prioridade são as retiradas das criptomoedas “trancadas”.
Os desenvolvedores do Ethereum também concordaram que um segundo hard fork, que trata de uma atualização chamada “proto-danksharding” ou EIP 4844, pode ocorrer no final de 2023.
A atualização, também conhecida como “EIP 4844”, trata da implementação de uma nova proposta de melhoria para a rede Ethereum. A data exata ainda não foi definida, mas deve ocorrer no final de 2023 se tudo correr conforme o planejado.
A EIP 4844 tornaria o Ethereum mais escalável por meio do sharding, que é um método que divide a rede em “fragmentos” para aumentar sua capacidade e reduzir as taxas de gas.
Isso dará aos desenvolvedores tempo suficiente para se concentrar em cada problema e aliviará o estresse para aqueles que têm seu ETH e quaisquer recompensas acumuladas bloqueadas na Beacon Chain.
A implementação da EIP 4844 está programada para ocorrer no final de 2023, depois que a primeira atualização, chamada “Shanghai”, for concluída.
O que esperar do futuro da Ethereum?
Agora que o escopo completo do que será incluído na atualização “Shanghai” do Ethereum está praticamente definido, os desenvolvedores começarão a testar o código.
No mês passado, eles lançaram o “Shandong testnet”, um teste para resolver quaisquer bugs relacionados a alguns dos EIPs do hard fork.
Agora, os desenvolvedores pretendem lançar uma nova rede de teste pública para a Shanghai entre 15 e 16 de dezembro. Isso permitirá que a comunidade do Ethereum teste a atualização e forneça feedback antes que ela seja implementada na rede principal.
De certa forma, é esperado que a Ethereum siga nesse mesmo ciclo de inovações na forma de gestar a sua rede, sendo a atualização Shanghai já muito esperada pelo mercado.