Atualizado em 28/03/2023 por Ana Luiza
Na última quinta-feira, 23 de março, ocorreu um dos eventos mais aguardados do mercado cripto nos últimos anos: o airdrop do token de governança da Arbitrum (ARB).
A Arbitrum é uma solução de camada 2 da Ethereum que foi desenvolvida para potencializar a entrega da rede criada por Vitalik Buterin.
Embora a Ethereum seja conhecida por seu dinamismo em favorecer um universo gigante de aplicações com segurança e confiabilidade, ela sofre com problemas de congestionamento, tornando-se lenta e cara para os usuários.
A Arbitrum é uma solução de segunda camada que tem como objetivo ajudar a acomodar a multidão de usuários de um mercado que se expande exponencialmente.
Projetos como este são ancorados no sucesso do ecossistema blockchain e, por isso, é normal que no início existam diversas dúvidas em torno de uma tecnologia nova.
O airdrop do token de governança da Arbitrum foi muito esperado porque a solução é uma das alternativas mais promissoras para resolver os problemas de escalabilidade e congestionamento da Ethereum.
Embora existam outras opções, como Solana e Avalanche, a Ethereum está anos-luz na frente em infraestrutura e no favoritismo dos entusiastas de criptomoedas. Por isso, a Arbitrum tem a vantagem de poder aproveitar a rede já estabelecida da Ethereum para fornecer uma solução mais rápida e mais barata para os usuários.
Com o airdrop do token de governança da Arbitrum, os investidores e entusiastas de criptomoedas têm a oportunidade de participar de um projeto que tem grande potencial de crescimento e pode trazer importantes inovações para o mercado cripto.
Roadmap da Ethereum traz novas e importantes atualizações
No roadmap da Ethereum, há planos de atualizações para lidar com o problema de escalonamento, mas os aprimoramentos levam tempo para serem implementados.
Enquanto isso, surgem soluções de camada 2, que são projetos construídos em cima da blockchain-base e oferecem maior capacidade de processamento e transações por segundo.
As soluções de camada 2 propõem uma alternativa para melhorar o desempenho e a eficiência da Ethereum, permitindo aos usuários enviar transações off-chain, ou seja, sem precisar ser processadas diretamente na blockchain de camada 1. Essa abordagem reduz a carga na rede principal, melhorando a escalabilidade.
A Arbitrum é uma das soluções de camada 2 que utiliza a tecnologia de rollups otimistas para funcionar. Outros tipos de camadas 2 incluem sidechains, plasma chains e state channels.
Embora haja planos para melhorar a escalabilidade da Ethereum, as soluções de camada 2 fornecem uma opção viável para lidar com o problema no curto prazo. Isso permite que a rede mantenha sua funcionalidade enquanto as melhorias são implementadas gradualmente.
À medida que mais soluções de camada 2 surgem e são aprimoradas, a Ethereum e outras blockchains podem se beneficiar com uma maior eficiência e capacidade de processamento.