Bitcoin pode cair novamente com anúncio do Banco Central Europeu

0
Bitcoin pode cair novamente com anúncio do Banco Central Europeu

Atualizado em 15/09/2022 por Ana Luiza

Como forma de conter a inflação no bloco da União Europeia, o Banco Central Europeu tem tomado algumas medidas que podem fazer com que o valor do Bitcoin caia novamente, bem como o valor de outros criptoativos.

Enquanto a inflação ganha ares e espaço no globo inteiro, a zona do Euro não vive mais tempos tranquilos em que esse fenômeno era resguardado apenas às novas potências econômicas mundiais.

Conforme o seu capítulo mais recente, o Euro teve sua cotação sendo computada a valores abaixo do dólar pela primeira vez em décadas.

Com a desvalorização da sua moeda fiduciária, o Banco Central Europeu anunciou um novo aumento das taxas de juros do bloco, o que significa que estamos vivendo um momento de maior guinada em toda a história dessa potência.

No entanto, diante disso, é importante que apontemos que as decisões tomadas pelo bloco têm impacto negativo para o mercado criptográfico, que acaba sendo um ambiente em que investidores buscam aplicar para que seja possível se defenderem dos efeitos negativos da inflação.

Dessa forma, quando uma economia global tão forte como o bloco do Euro toma uma decisão pautada nessa mesma premissa de conter a inflação, os investimentos alternativos, como aqueles feitos em Bitcoin ou em Ethereum entram rapidamente na mira da liquidação, visto que as medidas para contenção da inflação acabam por aumentar a taxa básica de juros, fazendo com que investimentos tradicionais possam ter um retorno mais interessante para aqueles investidores mais tradicionais e para investidores institucionais.

Saiba mais: Previsão Ethereum: O token vai cair e morrer! Venda tudo o que for possível antes de mudar para PoS – diz cofundador da CoinGecko

Há um ano o Bitcoin se tornava a moeda fiduciária de El Salvador. E hoje dá prejuízos ao país

Um ano atrás, o país da América Central de El Salavador se tornou o primeiro país do mundo a introduzir o Bitcoin como sua moeda oficial. Ao mesmo tempo, o governo lançou um aplicativo que permite trocar bitcoin por dólares gratuitamente. Qualquer pessoa que baixou o aplicativo em seu smartphone recebeu um crédito inicial de 30 dólares.

Hoje, no entanto, o criptoativo luta para se manter na faixa dos 21 mil dólares, fazendo com que a queda de preço e a volatilidade do ativo se tornem os maiores problemas dos el salvadorenhos, dado que muitos nem mesmo smartphone têm, nem energia elétrica e nem mesmo Internet.

Dessa forma, o projeto encontra até hoje forte resistência da sua população mais humilde, que segue negociando sua moeda fiduciária anterior a partir de um mercado paralelo e sob o qual os governantes já não têm mais qualquer tipo de controle.

Era com otimismo que o governo havia anunciado que seus investimentos em Bitcoin eram feitos, há pouco mas de um ano. O que era, na época, mais de 100 milhões, hoje vale menos da metade, o que faz com que um grande buraco nasça nas finanças públicas.

Saiba mais: Airdrop de LUNA é lançado pela segunda vez pela rede Terra para reembolsar os clientes da blockchain

 

Não há posts para exibir

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui