Atualizado em 10/02/2023 por Ana Luiza
O nível de atividade que a blockchain do Bitcoin viveu nesses últimos dias só é comparável aos movimentos que a rede teve em maio de 2021. Naquela ocasião, a grande movimentação foi devida ao banimento de mineradores de criptomoedas pelo governo da China, de acordo com o que trouxe um relatório da plataforma CryptoQuant, que citava os dados da rede na ocasião.
Diferentemente do que aconteceu em maio de 2021, hoje aumento na atividade é resultado da popularidade do protocolo Ordinals, que permite a armazenagem de tokens não-fungíveis (NFTs) na blockchain da principal criptomoeda do mundo. Esse é um fato bastante curioso, dado que a maior parte dos NFTs é armazenada na blockchain do Ethereum (ETH), que, neste momento, sofre grande pressão de empresas que estão migrando seus projetos para a Polygon.
A pesquisa da BitMEX revela que houve um aumento explosivo na movimentação de NFTs na rede do Bitcoin, e mais de 13.000 tokens da plataforma já foram produzidos.
Os dados da CryptoQuant indicam que a média móvel de sete dias de transações na blockchain do Bitcoin alcançou um patamar de 345.000, nível que não era visto desde o segundo trimestre de 2021, quando os mineradores tiveram que abandonar a China, ocasionando uma forte agitação no mercado.
Ao contrário dos NFTs no Ethereum, que utilizam serviços como IPFS ou Filecoin (FIL) para armazená-los, o protocolo Ordinals armazena diretamente os NFTs na blockchain.
Como resultado, foram registrados alguns dos maiores tamanhos de bloco na história do Bitcoin, muitos deles chegando ao tamanho máximo de 4 MB.
Transações na blockchain do Bitcoin aumentam e, com isso, as taxas disparam
Esta situação também resultou em um aumento nas taxas de transação, embora elas ainda estejam abaixo dos valores registrados no ano anterior.
A popularidade do protocolo Ordinals gerou uma discussão intensa na comunidade do Bitcoin sobre o “uso adequado” para a blockchain da criptomoeda. Em postagens no fórum Bitcoin Talk, o criador da criptomoeda, identificado pelo pseudônimo Satoshi Nakamoto, era enfaticamente contrário a usos não financeiros do Bitcoin.
Embora algumas pessoas critiquem o protocolo Ordinals pelo potencial aumento nas taxas de transação, a CryptoQuant afirma que uma elevação na demanda por espaço em bloco, combinada com um aumento nas taxas cobradas pelos mineradores, é benéfico para a rede a longo prazo e para a segurança do Bitcoin (BTC).
No momento da redação deste texto, o Bitcoin estava sendo negociado a 22.700 dólares americanos, com uma redução de 2% nas últimas 24 horas.
Essa redução, no entanto, parece ser bastante transitória, dado que a movimentação tende a continuar a aumentar. A partir disso, pode ser que os preços possam reagir de forma mais positiva, no entanto.