Bolsonaro Se Reune Com Governadores Para Debater Queimadas Ref Sec Grupo2 Politica

0
Bolsonaro Se Reune Com Governadores Para Debater Queimadas Ref Sec Grupo2 Politica

Atualizado em 05/04/2022 por Redação


Bolsonaro se reúne com governadores para debater queimadas
Foto: Marcos Corrêa/PR

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) realizou nesta terça-feira (27), no Palácio do Planalto, uma reunião com ministros e governadores de estados da Amazônia para discutir as queimadas na floresta.

Foram chamados os governadores do Acre; Amapá; Amazonas; Pará; Rondônia; Roraima; Tocantins; Mato Grosso e Maranhão. Esses estados compõem a chamada Amazônia Legal.

Na sexta-feira (23), Bolsonaro assinou um decreto permitindo o emprego das Forças Armadas no combate ao fogo na região. Todos os nove estados para os quais valia o decreto aceitaram a ajuda federal. As Forças Armadas estão atuando na Amazônia desde o fim de semana.

O avanço das queimadas e os discursos de Bolsonaro sobre o tema, com afirmações sem provas do envolvimento de ONGs nos incêndios, resultaram em críticas de autoridades, celebridades e líderes estrangeiros, em especial, do presidente da França, Emmanuel Macron. Em resposta, Bolsonaro acusou o francês de ter interesses econômicos na floresta e de reavivar o comportamento colonialista.

A reunião desta terça foi um pedido dos governadores que afirmaram que, sozinhos, não dão conta de conter o fogo na floresta.

De acordo com a Agência Espacial Norte-Americana (Nasa), 2019 é o pior ano de queimadas na Amazônia brasileira desde 2010. O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) divulgou que o número de focos de queimadas, em agosto, superaram a média histórica para o mês

Saber mais
Seleccione as palavras-chave em baixo para receber alertas por mail e na App do Destak

Não há posts para exibir