Câmara concorda com feriado para Dia da Consciência Negra

0
Câmara concorda com feriado para Dia da Consciência Negra
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Atualizado em 01/12/2023 por Pedro Moraes

A Câmara dos Deputados aprovou, na noite desta quarta-feira (29), o projeto de lei que coloca o Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, como feriado nacional. O texto, anteriormente aprovado pelo Senado, irá à sanção presidencial. Dentro do projeto, a data será chamada Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra.

No geral, foram 286 votos a favor, 121 contra e duas abstenções. Em resumo, a data é feriado em seis estados: Mato Grosso, Rio de Janeiro, Alagoas, Amazonas, Amapá e São Paulo. Além deles, há também atuações em mais de 1.000 cidades por meio de leis municipais e estaduais.

“Zumbi dos Palmares foi um homem que conseguiu manter a chama viva, ardente em nossos corações, nas nossas veias, nas nossas almas, que fez com que esse Brasil pudesse reconhecê-lo como herói da pátria brasileira. Não herói dos negros, é herói da pátria brasileira. Não é apenas um feriado qualquer, é uma história do Brasil”, citou a deputada Benedita da Silva (PT-RJ), que falou em nome da bancada governista.

Não há posts para exibir

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui