Atualizado em 10/02/2023 por Pedro Moraes
O terremoto provocado na Turquia deixou o vôlei local em luto. Isso porque a jogadora Betül Çoban Çakır e seu marido Bedrettin Çakır, também atleta de vôlei, viraram estatística por entrarem no quadro dos mais de 5 mil mortos em função do terremoto de magnitude 7,8. Aos 27 anos, Betül vestia o manto do Merinos Voleybol. Dessa maneira, o clube lamentou, por meio de uma nota oficial, a morte da jogadora e de seu marido.
“É com profunda tristeza que soubemos do falecimento de Betül Çoban Çakır, que cresceu com a infraestrutura de nossa equipe e representou nosso clube da melhor forma por anos, inclusive nas ligas superiores, e seu marido, Bedrettin Çakır, que é jogador de vôlei. Desejamos a misericórdia de Deus para nossa atleta e seu marido, que seus lugares sejam o céu”, detalhou a nota do clube.
Acima de tudo, uma equipe completa de vôlei da Turquia estava em um prédio que desabou devido ao terremoto. Segundo o site Fotomac, 14 jogadoras do Hatay, que disputa as divisões inferiores do campeonato turco, residiam em um prédio que desabou após o tremor.
A ex-central da Seleção Brasileira, Bia, atualmente no Kuzeyboru, relatou nas redes sociais que foi obrigada a deixar o apartamento onde mora em função do terremoto. Segundo ela, após um segundo tremor, o prédio precisou ser evacuado por medo de que desabasse. Em um dos momentos, a jogadora se protegeu em seu carro por causa da neve que também caía no momento do terremoto.